
Uma explosão no porão da embarcação Itapuranga III deixou um morto e sete feridos na tarde desta sexta-feira (11), no Porto de Manaus. Funcionários faziam uma manutenção no tanque de combustível quando ocorreu o acidente.
De acordo com a assessoria do Porto de Manaus, trabalhadores estavam lavando o tanque do barco, durante um trabalho de rotina, quando houve uma explosão no Porão, por volta das 14h. Três pessoas estavam no local, duas ficaram feridas e uma vítima fatal. Ao todo, oito pessoas ficaram feridas.
Três veículos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para a ocorrência. Além das vítimas confirmadas, outras também foram socorridas pelo Samu ainda no lugar.
O tenente Jonas Castro, do Corpo de Bombeiros disse que durante a manutenção houve algum procedimento que ocasionou a explosão, uma faísca, ou outra que fizeram no local.
Jonatas disse que três vítimas mais graves estavam no porão da embarcação. Duas delas tiveram o corpo parcialmente queimado e o terceiro trabalhador veio a óbito. As outras cinco pessoas sofreram apenas ferimentos leves.
O barco ficou parcialmente destruído e passará por perícia. De acordo com uma nota do Porto de Manaus, o sinistro na Itapuranga III que estava atracada no Cais do Roadway, aconteceu durante a lavagem do tanque.
Todos os sobreviventes foram encaminhados para o setor de queimados situado nas dependências do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.
NOTA DE ESCLARECIMENTO – PORTO DE MANAUS
Na tarde desta sexta-feira, 11, aconteceu um sinistro em uma embarcação de grande porte, que estava atracada no Cais do Roadway, no Porto de Manaus.
Às 14h, trabalhadores estavam lavando o tanque do barco, durante um trabalho de rotina, quando houve uma explosão no Porão. Três pessoas estavam no local, duas ficaram feridos e uma vítima fatal. Ao todo, 8 pessoas ficaram feridas.
De imediato a equipe de Brigada de Incêndio do Porto foi acionada, juntamente com o SAMU, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar, que prontamente controlaram a situação.
Além disso, o Porto de Manaus acionou a empresa responsável pelo Plano de Emergência Individual (PEI), que conforme análise inicial constatou que não houve nenhum dano ambiental.
Uma perícia será realizada para dizer a procedência da explosão.
O Porto de Manaus está prestando todo o auxílio às vítimas e se coloca à disposição para esclarecer qualquer dúvidas.







