
Explosões foram registradas neste sábado (27) na região de Sirik, no sul do Irã, segundo informou a emissora estatal IRIB. O episódio ocorreu pouco antes de o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) anunciar uma nova ofensiva contra alvos militares iranianos nas proximidades do Estreito de Ormuz.
Em publicação na rede social X, o CENTCOM informou que a operação foi realizada em resposta ao ataque de um drone iraniano contra um petroleiro de bandeira panamenha ocorrido na manhã deste sábado.
De acordo com o Exército norte-americano, a ofensiva teve como alvos estruturas de vigilância militar, sistemas de comunicação, instalações de defesa aérea, depósitos de drones e capacidades de lançamento de minas utilizadas pelas forças iranianas.
Escalada de tensão no Estreito de Ormuz
Os novos ataques ampliam a tensão na região do Estreito de Ormuz, um dos principais corredores marítimos para o transporte mundial de petróleo.
Na quinta-feira (25), o Irã atacou uma embarcação comercial que navegava nas proximidades da passagem marítima. Segundo autoridades dos Estados Unidos, um drone iraniano atingiu o porta-contêineres Ever Lovely, de bandeira de Singapura, no primeiro ataque contra uma embarcação desde a assinatura do memorando de entendimento entre os dois países.
O presidente Donald Trump classificou a ação como uma “violação insensata” do acordo firmado entre Washington e Teerã.
Em resposta, as forças norte-americanas realizaram ataques contra instalações militares iranianas ao redor do estreito. Segundo o CENTCOM, aeronaves atingiram depósitos de mísseis e drones, além de radares costeiros utilizados pelas forças iranianas.
Após os bombardeios, a Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter lançado ataques contra posições militares dos Estados Unidos no Oriente Médio.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã acusou Washington de violar o memorando de entendimento. Já as Forças Armadas dos Estados Unidos afirmaram não ter confirmado ataques iranianos contra suas posições.
Uma autoridade norte-americana informou que drones iranianos foram detectados, mas não atingiram seus alvos.
Bahrein também relata ataques
Durante a madrugada deste sábado, o Bahrein, que abriga uma importante base militar dos Estados Unidos, informou ter sido alvo de drones iranianos.
O governo bareinita classificou a ação como uma violação de sua soberania e reforçou a preocupação internacional com a possibilidade de uma nova escalada militar na região.







