Fotos: Divulgação/ Lolie Art

A cultura japonesa vai pousar, silenciosa e encantadora, no coração de Manaus. De 11 de outubro a 9 de dezembro, o Centro Cultural Palacete Provincial abre suas portas para receber a exposição “Lendas e Crenças Tradicionais Japonesas”, da artista digital Paola Honda Castro — ou, como é conhecida entre os fãs de arte e cultura pop, Lolie Art.

A mostra reúne 12 contos lendários do imaginário japonês, revisitados por meio de ilustrações digitais cheias de emoção, técnica e simbolismo. Cada obra é acompanhada de textos explicativos em português e japonês, permitindo ao visitante mergulhar em um universo onde amores impossíveis, espíritos da natureza, heróis e heroínas convivem lado a lado com valores como honra, coragem e gratidão — traços eternos de uma cultura que fascina gerações e inspira até hoje a estética dos animes, mangás e games.

O trabalho de Paola é um diálogo entre o passado mítico e o presente digital, rendendo homenagem à sua ancestralidade. A artista, descendente de japoneses e manauara de nascimento, transforma narrativas ancestrais em ilustrações, transportando para a tela a delicadeza dos pincéis tradicionais. “Quis mostrar que, por trás das lendas, há ensinamentos universais — amor, respeito, perseverança”, diz a artista.

Entre os destaques das lendas mostradas está Yuki Onna, a mulher da neve — uma figura tão bela quanto letal, símbolo dos mistérios e perigos do inverno. Popular no folclore japonês e adaptada em séries de mangá, animes e filmes, ela é um exemplo perfeito da força estética e filosófica dessas histórias, que mesclam o medo e a ternura com uma sabedoria ancestral.

A mostra foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público Nº 02/2024– Fomento à execução de ações culturais de Artes Visuais, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas por meio do Fundo Estadual de Cultura, utilizando recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura– PNAB (Lei No. 14399/2022).

A exposição traz ainda artefatos inspirados nas lendas, convidando o público a fotografar e interagir com os elementos expostos. A ambientação leva a assinatura da arquiteta e produtora cultural Márcia Honda Nascimento Castro, mãe da artista, e as traduções dos textos ficaram a cargo da professora Pâmela Cristine Macedo Rebelo, diretamente do Japão — numa colaboração à distância que exigiu paciência, fuso e afinidade cultural.

Manaus, que já abriga uma comunidade nipônica vibrante, ganha com a exposição um presente raro: uma ponte entre tradições milenares e o imaginário contemporâneo. É uma oportunidade de ver o Japão pelos olhos de uma nova geração amazônida, que carrega nas veias a estética e o espírito de duas culturas distintas, mas igualmente poéticas.

O evento também será uma oportunidade para os fãs de cultura pop, nerds, geeks e demais curiosos fazerem uma imersão na raiz das criações japonesas que hoje são tão populares no Brasil e no mundo. “Espero que o público possa receber a exposição com curiosidade e um pouco de estranheza, talvez. Eles terão oportunidade de conhecer mais a cultura e as lendas japonesas”, acrescentou Paola.

Serviço

Exposição “Lendas e Crenças Tradicionais Japonesas” – Paola Honda Castro (Lolie Art)

Local: Centro Cultural Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro, Manaus-AM

Período: 11 de outubro a 9 de dezembro de 2025

Visitação: Todos os dias (exceto quartas e domingos), das 9h às 15h

Ingresso: Entrada gratuita

Acessibilidade: Pisos táteis, escadas com corrimão, plataforma elevatória, elevador, banheiros adaptados, monitores bilíngues e vagas de estacionamento reservadas para cadeirantes, idosos ou pessoas com comorbidade.

Artigo anteriorInternacional lidera ranking de lances revisados pelo VAR
Próximo artigoJustiça determina prisão de médico por deformar pacientes em GO e DF