Clive Rose/Getty Images

Lewis Hamilton voltou a escrever o nome na história da Fórmula 1. O britânico da Ferrari superou, neste domingo (19/10), a marca inédita de 5 mil pontos somados na carreira ao terminar o GP dos Estados Unidos na quarta posição. O britânico é o primeiro a atingir o feito na história.

O resultado rendeu 12 pontos ao heptacampeão, que agora totaliza 5.004,5 em pontuação total na categoria. Até então, o recordista absoluto já liderava com folga o ranking histórico, e agora abre mais de 1.600 pontos de vantagem sobre Max Verstappen, segundo colocado da lista, com 3329,5.

Hamilton estreou na F1 em 2007, ainda pela McLaren, e somou os primeiros seis pontos logo na primeira corrida, na Austrália, ao subir no pódio com o terceiro lugar. Desde então, construiu uma trajetória marcada por consistência e domínio, mesmo em períodos de oscilação de performance.

Ao longo de quase duas décadas, o inglês colecionou sete títulos mundiais, 105 vitórias, 202 pódios e 104 poles. Também é o piloto com maior número de voltas na liderança de uma corrida, superando a marca de 5.400.

Apesar dos números, Hamilton vive uma fase complicada na Ferrari. No GP dos Estados Unidos, ao terminar em 4º, o piloto quebrou a marca história da Ferrari de maior jejum de pódios. Sua última vitória foi no GP da Bélgica de 2024, quando corria pela Mercedes.

A marca dos 5 mil pontos reforça a regularidade de um dos maiores nomes da história do automobilismo. Mesmo longe da briga por vitórias, Hamilton segue acumulando recordes dentro da Fórmula 1.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorProjeto “Cine Mitos da Amazônia” leva cultura, arte e saberes da floresta para comunidades rurais de Iranduba
Próximo artigoAtacante do Athletico-PR aponta ‘roubo’ a favor do Coritiba, mas apaga post