O vereador Marcelo Serafim declarou nesta segunda-feira, 15, em vídeo publicado nas redes sociais, que os números da pandemia em Manaus começam a cair e que uma terceira onda do novo coronavírus na cidade são alarmistas e sem qualquer fundamentação científica.
De acordo com o vereador, os números ainda são altos, ainda inspiram cuidados rigorosos, mas que começam a apresentar expectativa de queda.
Com base nas informações estatísticas da Fundação de Vigilância em Saúde(FVS), Marcelo Serafim disse que no pico da segunda onda da pandemia, o total de sepultamento registrado em Manaus foi de 180 dia, que o normal seria de 30 e que, hoje, e de 112 – uma queda de 36%.
Pelos cálculos do vereador, nos próximos 30 dias o total de sepultamento em Manaus pode ficar abaixo de 100.
Sobre a evolução das internações, até ontem, segundo ele, teve uma queda de 32%, ou seja, no pico da pandemia o total de internações foi de 3.296 contra 2.227 registrado domingo.
Com relação a nova variante do coronavírus (P1) identificada em Manaus, Marcelo Serafim afirma que já é prevalente na cidade e que, portanto, não será em março.
Logo, ressalta o vereador, uma terceira onda propalada nos veículos de comunicação é boataria e que no momento as curvas caem e a vacinação aumenta.