![Golias 1(1)](https://fatoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Golias-11-696x517.jpg)
A falta de transparência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem angustiado a família do pescador Jobson dos Santos Góes, que entregou voluntariamente uma onça-pintada de nove meses às autoridades ambientais na esperança de garantir um destino adequado ao animal. Desde a entrega do filhote, batizado como Golias, o Ibama não forneceu qualquer informação sobre seu paradeiro e condição, deixando os ex-cuidadores sem respostas.
Golias foi resgatado ainda filhote por Jobson em Santo Antônio do Içá, município do interior do Amazonas. Criado como um pet, o animal cresceu e passou a escapar pela janela da casa da família, aumentando a preocupação com sua segurança e bem-estar. Diante disso, Jobson decidiu acionar o Ibama para que o filhote fosse encaminhado a um local mais apropriado.
Na última sexta-feira (7), Golias foi transportado dentro de um caixote em uma lancha pelo rio Solimões, com destino a Tefé, onde ficaria temporariamente sob os cuidados do Instituto Mamirauá e do Ibama. De lá, o animal seguiria para Manaus, onde deveria ser recebido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Distrito Industrial. No entanto, desde a remoção do filhote, a família não recebeu nenhuma atualização sobre seu destino final.
Diante da ausência de informações, os ex-cuidadores expressaram sua indignação nas redes sociais. No perfil do Instagram @goesgolias, a família desabafou:
“Nossa esperança era de que eles nos dissessem onde o Golias ficaria e se algum dia poderíamos visitá-lo. Queríamos apenas uma resposta, uma notícia. Tanto o animal quanto a família têm sentimentos. Nove meses não são nove dias.”
A reportagem do Fato Amazônico tentou contato com o Ibama desde a noite de sábado (8), via WhatsApp, mas não obteve resposta. No domingo (9), a equipe do órgão informou que uma nota oficial seria emitida, o que não ocorreu. Na segunda-feira (10), mais uma tentativa de contato foi feita, mas novamente sem retorno.
Relembre o caso
Golias era criado como um animal doméstico pela família de Jobson em Santo Antônio do Içá, situação que chamou a atenção após denúncias feitas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat) sobre a criação do felino em cativeiro. Apesar do resgate, a falta de um local apropriado para o acolhimento do animal levou Jobson a optar por entregá-lo ao Ibama.
Agora, a família que cuidou do animal com dedicação apenas pede um mínimo de respeito e transparência por parte das autoridades ambientais. A falta de resposta do Ibama aumenta a preocupação sobre o real destino de Golias e reforça críticas à comunicação do órgão com a sociedade.
Golias: A onça-pintada que transformou a vida de um pescador e sua família em Santo Antônio do Içá