
O FBI (a polícia federal americana) está realizando uma operação de busca na casa de férias do presidente Joe Biden em Rehoboth Beach, Delaware, informou seu advogado pessoal nesta quarta-feira, enquanto os investigadores continuaram procurando materiais confidenciais que estejam em sua posse.
A busca, assim como ao menos outras duas conduzidas em locais associados a Biden, foi conduzida com a cooperação do presidente e de sua equipe legal. Ainda não está claro se quais documentos foram recuperados em sua casa na praia.
“Hoje, com total apoio e cooperação do presidente, o Departamento de Justiça está conduzindo uma busca previamente programada em sua casa em Rehoboth, Del.,” disse o advogado Bob Bauer em um comunicado. “Sob o procedimento padrão do departamento, e os interesses da integridade e da segurança da operação, decidiu-se que o trabalho fosse conduzido sem prévia notificação ao público, e nós concordamos em cooperar.”
Bauer acrescentou que forneceria “informações adicionais após a conclusão das buscas hoje”. Um porta-voz do Departamento de Justiça não quis comentar a informação.
A ação do FBI é a mais recente em uma série de revelações de que Biden — que criticou duramente o ex-presidente Donald Trump por manejar de forma incorreta arquivos classificados do governo em sua residência na Flórida — manteve materiais que deveriam ter sido devolvidos aos Arquivos Nacionais depois de ele deixar a Vice-Presidência, em janeiro de 2017.
Na terça-feira, vários veículos americanos, incluindo o New York Times, informaram que o FBI conduziu uma busca similar em um centro de estudos em Washington, o Penn-Biden Center, em meados de novembro, depois de os assessores do presidente terem descoberto um pequeno lote de documentos classificados no local naquele mês.
Com O Globo.







