Com o tema “Prevenção, diagnóstico, tratamento, educação e gestão oncológica: uma questão cultural”, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), lança, nesta terça-feira (27/06), o site do 7º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, que ocorrerá de 23 a 25 de novembro, no Hotel Intercity.

O site pode ser acessado pelo link https://www.panamazonicodeoncologia.com/2023/, no qual é possível encontrar informações sobre o local do evento, inscrições, formas de pagamento, programação, eventos paralelos, dentre outras.

O diretor-presidente da FCecon, o mastologista Gerson Mourão, pontua que o evento já faz parte do calendário de eventos técnicos-científicos da Fundação. Segundo ele, o tema do 7º Pan-Amazônico está alinhado às discussões sobre os avanços na área da oncologia, focando nas questões culturais, educacionais que envolvem o diagnóstico e tratamento do paciente com câncer.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, o congresso já se tornou tradicional na região Norte, sendo aguardado por pesquisadores e equipe técnica que presta assistência oncológica no Amazonas. “Trata-se de um momento de discussões técnicas que propiciam o aumento do conhecimento e o aprimoramento da assistência prestada aos pacientes da Fundação”, destaca. 

Programação

Conforme Torres, a programação ainda está sendo ajustada, mas alinhada às questões culturais e educacionais que envolvem o diagnóstico e tratamento do câncer. Ela explica que serão tratados temas relacionados às práticas em cuidados paliativos, educação e formação profissional em oncologia, prevenção sob a ótica da realidade regional, dentre outros.

“Teremos um evento presencial com transmissão virtual de algumas apresentações (ao vivo) de palestrantes de Manaus e de outros estados, além do exterior. Haverá um bloco internacional dedicado ao intercâmbio de vivências e práticas com outros países, possibilitando a internacionalização da Oncologia do Estado do Amazonas”, pontua Torres.

Inscrições

As inscrições para o congresso também já estão disponíveis e podem ser feitas pelo site do congresso, sendo exclusivamente online e validadas somente após a efetivação do pagamento. Serão aceitos pagamentos realizados por meio de cartão de crédito, PIX ou boleto bancário (gerado no site após a realização da inscrição). Pagamentos via depósito bancário não serão considerados.

Os valores das inscrições variam entre R$ 110 – estudantes de nível médio e graduação, e pacientes da FCecon – a R$ 240 para o público externo no local do evento. 

Submissão de trabalhos

Os trabalhos científicos poderão ser submetidos a partir de 10 de julho, e as normas para a preparação estarão disponíveis no portal do evento.

O congresso também contará com uma área de exposição de trabalhos científicos, que são espaços voltados para as comunicações orais. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do Congresso e na Revista Scientia Amazonia.

Artigo anteriorHospital Delphina completa 9 anos com aproximadamente 100% de aprovação no índice de satisfação dos pacientes
Próximo artigoFeijoada beneficente arrecada recursos em prol de famílias em Manaus