Em alusão ao movimento mundial Outubro Rosa e para agilizar o diagnóstico de lesões suspeitas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza, nesta quinta-feira (24/10), às 7h, um mutirão de setorectomia – cirurgia para o diagnóstico de lesões suspeitas de câncer de mama. A ação será conduzida pelo serviço de Mastologia e atenderá nove mulheres.

A FCecon vai mobilizar uma equipe de profissionais de saúde formada por quatro médicos mastologistas, seis anestesistas, três enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. O procedimento de diagnóstico ocorrerá no Centro Cirúrgico, onde cinco salas funcionarão simultaneamente. Cada cirurgia dura em média uma hora, assim, a expectativa é que as cirurgias sejam concluídas até o final da manhã.

Reunião de Acolhimento – As pacientes submetidas ao procedimento de diagnóstico passaram pela “Reunião de Acolhimento” do serviço de Mastologia, que acontece às sextas-feiras, no auditório Dr. João Batista Baldino, localizado nas dependências da unidade hospitalar. Na ocasião, foram orientadas pelos profissionais dos serviços de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e pela Enfermeira Navegadora, além de médicos.

Natural de Parintins, a técnica de enfermagem Ângela Maria Magalhães, de 42 anos, disse que a “Reunião de Acolhimento” foi importante para tirar dúvidas e tranquilizá-la sobre o procedimento que será realizado. “Também gostei da ideia do mutirão, pois permite que tenhamos o diagnóstico mais rápido. Todos os profissionais da Fundação estão de parabéns, principalmente os do Serviço Social, pela atenção e dedicação no atendimento prestado”, frisou. 

Tratamento – Ângela Maria conta que há oito meses iniciou o tratamento na FCecon, o qual tem contado com o apoio da família. A paciente disse acreditar que tudo transcorrerá de forma segura, uma vez que ainda não há nada definitivo sobre a lesão encontrada no seio. “Tenho fé que tudo dará certo”, salientou.

Setorectomia – A chefe do serviço de Mastologia/FCecon, Hilka Espírito Santo, disse que esse tipo de cirurgia é indicado nos casos de lesões mamárias não palpáveis. Ela explicou que as mulheres, na véspera da cirurgia, são internadas para a marcação pré-cirúrgica, ou seja, para localização exata da lesão.

“A localização da lesão é feita por meio de ultrassonografia e mamografia. No dia da cirurgia, iremos fazer a ressecção da lesão guiada pelo fio da marcação e encaminhar o material biológico para biópsia. O procedimento de marcação facilita a escolha apropriada da incisão cirúrgica e a menor retirada do tecido mamário”, informou Espírito Santo.

Artigo anteriorTeatro Amazonas recebe VIII edição do Encontro de Tenores do Brasil
Próximo artigoFederação Amazonense de Desportos Aquáticos realiza Campeonato Estadual Infantil de Natação