O terceiro ato do maior espetáculo a céu aberto do Brasil começa com o Boi Garantido, nesta noite de domingo, 2 de julho. O apresentador Israel Paulain conduz a galera vermelha e branca antes da tradicional contagem para o “surdão” de Reque Monteverde rufar e dá inicio a última apresentação do garrote de Lindolfo Monteverde no 52º Festival Folclórico de Parintins.

“Amazônia, Esperança e Fé”, nesta noite o Garantido inicia a apresentação com a toada letra e música, Geração Garantido, do compositor Emerson Faria Maia. Ao som do violão o levantador de toadas Sebastião Junior, item 2, entoa o inicio da festa dos perrexés na arena do bumbodrómo.

Surge na lenda amazônica Itumbiara, a Cunhã poranga Rayssa Bandeira trazida pela criatura gigantesca.  A bela morena faz a sua evolução na arena ao som de Deusa Cunhã.

O amo do Boi Tony Medeiros, item 6, lança o seu verso que clama o perdão a mãe natureza pela destruição na amazônia,feita pelas mãos dos homens.

A fé e a religiosidade marca um momento emocionante na arena, com a rosa vermelha do boi, a cantora Márcia Siqueira, que interpreta a canção  A padroeira, em homenagem a Nossa Senhora do Carmo.

Aos pés da padroeira da cidade de Parintins, a sinhazinha Didjia Cardoso e o Boi bumbá  Garantido surge para evoluir em mais uma noite de festa no bumbodrómo.

A vaqueirada vem pra arena pra mostrar toda a sua beleza e imponência com suas lanças avermelhadas.

As tribos do Brasil se reúnem para a grande celebração com o pajé André Nascimento, com a toada Índio do Brasil, composta por Demetrius Haidos e Geandro Pantoja.  Os líderes das tribos, os tuxauás, também participam do momento de celebração tribal.

A figura típica regional traz a representação da arte ceramista da região do Xingu e do Tapajós, com homens e mulheres moldando peças cerimoniais e utensílios com o barro.

E mais uma surpresa na apresentação do Boi Garantido nesta terceira e última noite, a porta estandarte Edilene Tavares estreia na arena defendendo o pavilhão vermelho e branco. Edilene é integrante da companhia de dança Garantido Show, e foi chamada em menos de 24 hrs para assumir o posto.

A rainha do folclore Isabelle Nogueira evolui na festa vermelha após a cênica de Baíra, o semideus do fogo.

E o Garantido encerra a sua apresentação comandado pelo grito de bicampeão pelo apresentador oficial Israel Paulain.

 

Artigo anteriorCunhã Raíssa Bandeira do Garantido com fantasia ousada, arranca olhares e aplausos na segunda noite de apresentação
Próximo artigoCaprichoso fecha a terceira noite do Festival Folclórico de Parintins homenageando Nossa Senhora do Carmo