
A Gaviões da Fiel, maior organizada do Corinthians, está proibida de entrar nos estádios até o fim de 2026. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (11) pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Segundo portaria assinada pelo vice-presidente e ex-jogador Mauro Silva, a FPF atendeu uma recomendação do Ministério Público de São Paulo por meio do Juizado Especial Criminal da Capital (Jecrim).
Além da presença de seus membros, também está proibida a entrada de materiais que identifiquem a Gaviões, como faixas e uniformes.
O MP e os órgãos de segurança pública do estado serão comunicados para fiscalização e cumprimento da determinação nas competições que são organizadas pela FPF.
Após a determinação, a Gaviões se pronunciou e disse que irã se manifestar “no momento oportuno”.
A Organizada do Timão já havia sido punida em abril deste ano após o uso de sinalizadores e fogos de artifício na final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras.
No final de novembro, a Gaviões entrou em confronto com a Independente após o clássico entre Corinthians e São Paulo, pelo Brasileirão.
A briga entre as duas organizadas aconteceu na região do Bixiga, no centro da capital paulista.
Veja resolução que proíbe a Gaviões
Proibida a entrada, nos estádios de futebol, de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc…) que identifiquem os associados da torcida organizada: “Gaviões da Fiel”, do Sport Club Corinthians Paulista, a contar desta data, até o final do ano de 2026.
A Federação Paulista de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado, Ministério Público do Estado de São Paulo, para fins de fiscalização no cumprimento desta Portaria. Esta Portaria entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.
Com informações de CNN Brasil.










