Começa nesta quarta-feira (21), a partir das 17h, a VI Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins. O evento, o principal do setor primário no Amazonas, tem confirmadas as participações de 150 expositores e a expectativa dos organizadores é superar a marca de 250 mil visitantes e de R$ 50 milhões em novos negócios atingida em 2021, representando a retomada do setor, um dos mais importantes da economia amazonense.
Paralelamente às exposições e mostras de animais, a feira, que tem entrada gratuita e acontece no campus da instituição no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus, até o próximo domingo (25), tem uma vasta programação acadêmica, técnica e cultural para criadores, profissionais da área, novos empreendedores e toda a sociedade.
No primeiro dia, além da abertura oficial dos estandes de vendas, exposições, praças de alimentação e serviços, acontecem ainda a cavalgada e os minicursos e palestras “Os Desafios da Bioeconomia na Amazônia” e “Produção de Cerveja Artesanal”, além dos shows musicais a partir de 19h30.
No total, são 40 cursos, palestras e oficinas ministradas por professores da própria universidade e profissionais de órgãos como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que serão realizadas nos laboratórios e salas da instituição e com inscrições abertas no site www.cursosextensao.niltonlins.br/Cursos/.
E na abertura da programação, acontece na tarde desta terça-feira (20), a partir das 15h no auditório Vânia Pimentel, uma Roda de Conversa que irá tratar de alguns dos principais entraves do setor no estado, como a regularização fundiária, licenciamento ambiental, crédito rural e o desenvolvimento sustentável.
“Um dos diferenciais da Feira é ser realizada por uma instituição de ensino e pesquisa, que tem entre seus pilares a pesquisa e o desenvolvimento econômico e social da nossa região, aliados a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em todas suas ações e não poderia ser diferente neste evento, pois não se trata apenas de uma questão comercial, mas também na busca de soluções que respeitem o ecossistema único em que estamos”, destacou o empresário e idealizador do evento, Nilton Lins Júnior.
Concursos e leilões
Outras atrações imperdíveis para o público são os concursos de Doce de Leite, de Queijo Coalho (ambos no dia 23) e o Leiteiro, que irá premiar criadores amazonenses dos animais que apresentarem a melhor produção durante o evento. A ordenha será realizada duas vezes ao dia e vencerá aquele que apresentar os melhores resultados.
Também no dia 23 acontece o 1º Leilão Equestre Manaus Horse Sales, com animais selecionados destinados à melhoria e aperfeiçoamento genético dos produtores locais.
Para os esportistas e admiradores das competições, no sábado (24) e domingo (25) serão realizadas as provas de Hipismo e dos Três Tambores, respectivamente.
“Após o sucesso em 2021, estamos preparados e com força total para fazer o melhor evento de todos os tempos, em um espaço aberto e amplo para negócios e para a família, com estacionamento e segurança gratuitos para todos os visitantes”, acrescentou Lins.
Confira a programação completa em www.niltonlinsagro.com.br ou no Instagram @niltonlinsagro.
SERVIÇO:
O QUE: VI Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins
QUANDO: de 21 a 25 de novembro (a partir das 17h)
ONDE: Campus da universidade no bairro Parque das Laranjeiras/Manaus
QUANTO: Entrada gratuita