De autoria do deputado estadual Felipe Souza, (Patriota) tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 665/2021, que visa incluir como portadoras de deficiência física, pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) para fins de fruição dos direitos assegurados Constituição do Estado do Amazonas e na legislação infraconstitucional de proteção às pessoas com deficiência.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, é uma doença degenerativa de causa desconhecida que provoca a destruição dos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos voluntários, levando a uma paralisia progressiva que acaba impedindo a execução de tarefas simples como andar, mastigar, falar ou respirar.

Estima-se que existam entre 2 a 7 casos da doença para cada 100 mil pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente no Brasil surgem 2.500 casos novos por ano.

“A ELA é uma doença muito agressiva. Imagina você parar de falar e andar de uma hora para outra? A doença ainda não tem cura, mas o tratamento com fisioterapia e remédios ajuda a atrasar sua evolução. Se o PL for aprovado, vai garantir a essas pessoas, que já sofrem tanto, usufruir de direitos assegurados na Constituição voltados aos deficientes. Uma ajuda a mais nessa luta tão dura.” ressaltou o parlamentar.

Artigo anteriorEduardo Braga inicia campanha nas ruas na Manaus Moderna nesta terça, dia 16
Próximo artigoComissão de Defesa do Consumidor da Aleam mostra que Cesta Básica do Amazonas aumento pelo sétimo mês consecutivo