
Com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços essenciais gratuitos nas áreas de documentação, assistência jurídica, empregabilidade, programas sociais e atendimento ao cidadão, a Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), realizou, nos dias 29 e 30, no município de Tefé, uma ação social em parceria com diversos órgãos públicos estaduais.
Nos dois dias de realização, a ação “Fenapred + Cidadania” atendeu mais de 600 pessoas. Nesta terça-feira (306), os serviços foram oferecidos das 8h às 12h, na Colônia de Pescadores Z-4, localizada na rua Copacabana, nº 700, bairro Abial. Já na última segunda-feira (29/9), os atendimentos ocorreram no Hotel Oliveira 2, situado na rua Marechal Deodoro, nº 112, Centro.
Entre os serviços oferecidos estiveram a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), atualização e regularização do CPF, criação e atualização da conta Gov.br, emissão de segunda via de certidões, registro civil, orientações jurídicas da Defensoria Pública, consultas sobre a Carteira de Trabalho Digital, além de serviços de embelezamento, como corte de cabelo masculino e feminino, esmaltação e design de sobrancelhas.
A programação contou ainda com a participação de órgãos como a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Instituto de Identificação do Amazonas (IIACM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Executiva de Cidadania (Secid), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal e o Balcão Gov.br.
De acordo com o presidente da Fenapred/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos), a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da população, promovendo cidadania, inclusão social e acesso facilitado aos direitos básicos.
“Nosso papel como parlamentar é levar ações como esta a quem mais precisa. O povo do interior necessita de atendimentos em órgãos aos quais, muitas vezes, não tem acesso. Promover esse tipo de ação é garantir os direitos da população que vive na floresta, preservando e cuidando da nossa terra”, ressaltou o parlamentar.
O presidente do Sindicato dos Pescadores de Tefé, Ocimar de Souza Andrade, destacou que iniciativas como essa fortalecem o atendimento à comunidade e ampliam o acesso da população aos serviços públicos, especialmente para quem encontra dificuldades para se deslocar ou resolver pendências em diferentes órgãos.
“Aqui, nesta ação social, conseguimos emitir nossa Carteira de Identidade, algo que é muito difícil de obter em nossa cidade. O deputado está de parabéns, porque uma ação como essa leva a quem mais precisa serviços importantes, como a emissão da carteira de identidade, entre outros atendimentos que são raros de se ver em Tefé”, afirmou.
Sobre a Fenapred
Instalada em 2023, a Frente Parlamentar tem como objetivo contribuir com políticas públicas e estratégias de prevenção à depressão, ao suicídio e ao uso de drogas. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos psicológicos, apoio social e orientações sobre cidadania.
Criada por meio da Resolução Legislativa nº 859, de 8 de abril de 2022, a iniciativa também oferece serviços de atenção psicossocial voltados à saúde mental da população amazonense.







