O Bumbódromo de Parintins foi palco, na noite de quinta-feira (26), de uma celebração apoteótica que reuniu cerca de 26 mil pessoas para a Festa dos Visitantes 2025. O evento, que antecede o aguardado Festival Folclórico de Parintins, consolidou-se como um dos grandes momentos da programação cultural do Amazonas, promovendo uma mistura de sons, cores e tradições da cultura amazônica.

A festa foi apresentada pelo Ministério da Cultura, com apoio do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Eneva e o Governo do Amazonas. A edição deste ano bateu recorde de público no Bumbódromo e reforçou o prestígio do evento no calendário oficial do estado.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, o sucesso da festa é um reflexo da importância do Festival e do engajamento popular. “Só tenho a agradecer a todo mundo que acreditou nessa festa maravilhosa. Mais de 26 mil pessoas no Bumbódromo! Isso mostra a força do Festival e que está todo mundo pronto para brincar de boi”, afirmou.

Estreias e emoções no palco

Entre as estreias da noite, a DJ Layla Abreu foi uma das responsáveis por manter a energia do público em alta nos intervalos das atrações. Com figurinos elaborados e um repertório cuidadosamente preparado, a artista celebrou a oportunidade. “Esse era o momento que eu mais esperava. Eu me preparei muito para montar esse repertório e esse show”, disse Layla.

Também fazendo sua estreia na Festa dos Visitantes, o levantador de toadas Arlindo Neto, filho de Arlindo Júnior, representou o Boi Caprichoso e emocionou o público. “Sempre acompanhei meu pai aqui e, hoje, estou eu no palco do Bumbódromo, levando alegria pra galera. Isso só reforça o compromisso com a nossa cultura”, afirmou.

Pelo lado do Boi Garantido, a novidade foi a participação de Carlinhos do Boi, que também viveu seu primeiro momento na festa. “Estrear agora, em 2025, foi simplesmente sensacional! Levantar a galera vermelha e branca é uma honra”, disse.

Sucesso nacional no ritmo do arrocha

O evento também contou com apresentações de dois nomes consagrados da música nacional. O cantor Pablo, conhecido como o “rei da sofrência”, embalou o público com hits como “Mega Sena” e falou sobre a emoção de cantar em Parintins pela primeira vez. “Dividir o palco com tantos artistas talentosos é uma honra. Tem muita gente boa aqui que merece ser ouvida com carinho e respeito”, declarou.

Já o cantor Nattan, dono do sucesso “Tem Cabaré Essa Noite”, elogiou a riqueza cultural do festival e defendeu uma maior visibilidade nacional para a manifestação folclórica. “O Brasil precisa conhecer tudo isso. Espero que essa cultura se espalhe cada vez mais pelo país e pelo mundo”, disse.

Com uma programação que uniu artistas regionais e nacionais, a Festa dos Visitantes mais uma vez cumpriu seu papel de celebrar a diversidade cultural amazônica e aquecer os corações para o início da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, que começa nesta sexta-feira (27).

Artigo anteriorSaúde mantém funcionamento de unidades de urgência e emergência durante o ponto facultativo
Próximo artigoIndonésia: autópsia estima tempo até morte de Juliana Marins em vulcão