O projeto cultural Festival Literário para as Infâncias Curumins, idealizado pela artista Ana Claudia Motta, promoverá uma ampla programação cultural e pedagógica voltada para crianças e educadores do Puraquequara, zona leste de Manaus. A programação que une arte e educação ocorrerá nos dias 26 de fevereiro e 02 de abril e, além das atividades literárias, o festival contará com teatro de bonecos, intervenções e performances artísticas, oficinas, sarau e rodas de conversa. 

O Festival Literário para as Infâncias Curumins está dividido em dois momentos: durante a manhã do dia 26/02, as atividades terão como base a Escola João Paulo II, que sediará a programação pedagógica para as crianças. Já no período da tarde, o ponto de encontro será na quadra da Escola Municipal São Sebastião, onde ocorrerão as atividades artísticas. 

A programação  do festival inclui concurso literário, lançamento de livro com sessão de autógrafos, saraus lúdicos, rodas de conversa, oficinas pedagógicas e apresentações artísticas, como contação de histórias, teatro de bonecos, intervenções e performances de música, teatro e circo. 

Para Ana Cláudia Motta, o objetivo central é aproximar o público do universo das artes, especialmente da literatura, estimulando a criatividade e o protagonismo cultural desde a infância. “O festival busca incentivar o hábito da leitura, despertar novos talentos e valorizar escritoras que produzem obras voltadas ao público infantil”, comentou Ana, que é pedagoga, atriz, diretora e produtora cultural.

Sobre o Festival 

O “Festival Literário para as Infâncias Curumim” foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 009/2024 Festivais Culturais, do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus, Política Nacional Aldir Blanc,  do Ministério da Cultura, Governo Federal

O Festival aposta na arte como ferramenta de transformação social e formação cidadã, propondo experiências lúdicas e educativas capazes de ampliar horizontes e fortalecer vínculos culturais na comunidade.

Programação Pedagógica

Integrando a programação pedagógica serão realizadas oficinas pelas escritoras: Elaine Andreatta e Liz Valente e junto com as escritoras  Narda Telles, Franciná Lira e Lucila Bonina terão suas obras divulgadas por meio de atividades de Contação de Histórias e Saraus Lúdicos. As bibliotecas das escolas participantes também ganharão exemplares de obras dessas autoras.

Já no dia 02/04 a programação pedagógica é para os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que poderão participar de Oficina de Contação de Histórias, ministrada pela artista da cena Thiana Colares, de um Workshop voltado para Acessibilidade, com Eliana Girão e, encerrando a programação, uma roda de conversa com o tema: Os desafios para a formação de novos leitores e o despertar para a escrita criativa na infância.

Concurso Literário Curumins

Estão abertas, até o dia 23 de fevereiro, as inscrições para o Concurso Literário Curumins, voltado a crianças de 7 a 12 anos residentes na Zona Leste de Manaus. A iniciativa incentiva a criatividade e o protagonismo infantil por meio da produção textual em diferentes gêneros literários.

Os participantes podem concorrer com textos autorais nos formatos conto, poesia, poema ou fábula. Para efetivar a inscrição, o responsável deve enviar o material para o e-mail [email protected], informando nome do responsável, telefone para contato, nome e idade da criança, escola onde estuda, endereço e o texto em anexo.

O concurso está dividido em duas categorias: de 7 a 9 anos e de 10 a 12 anos. Os autores dos textos selecionados participarão do Sarau Lúdico do Festival Literário para as Infâncias Curumins, ocasião em que farão a leitura pública de suas produções e receberão um kit especial do festival como premiação.

Artigo anteriorCarrefour anuncia plano estratégico até 2030 e mira market share no Brasil
Próximo artigoMicrosoft afirma estar a caminho de investir US$ 50 bi em iniciativas de IA