A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), está implementando no Amazonas, em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI), o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) para assessorar as micros, pequenas e médias empresas a financiar seus projetos de expansão ou implantação

Em funcionamento em outras regiões do Brasil, como Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o NAC será implantado, pela primeira vez, na região Norte. O Centro é uma estrutura de atendimento ao setor empresarial que oferece serviços padronizados de orientação, capacitação, assessoria e consultoria ao crédito.

De acordo com o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima,  o novo centro de atendimento aos empresários vai possibilitar o fomento dos negócios no Estado, promovendo a geração de emprego e renda na região. “Além dos atendimentos às empresas, há a divulgação de oportunidades de crédito, distribuição de material informativo, realização de cursos, palestras e seminários em temas relacionados a gestão financeira e crédito e financiamento”, esclareceu.

Segundo Lima, o primeiro passo para a implementação do projeto no Amazonas será a visita aos bancos.  Neste primeiro momento, será feito a apresentação do NAC para o Banco da Amazônia (BASA), a Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Bradesco para estabelecer a parceria e linhas de créditos para as empresas.

“Futuramente, queremos seguir o exemplo dos estados do nordeste, que criaram um cartão de crédito próprio para essa linha de financiamento.  Em parceria com o  BASA, utilizando o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), pretendemos seguir pelo mesmo caminho.”, explica o gerente do Centro Internacional de Negócios do Amazonas.

Ele disse que projeto também terá a capacitação dos colaboradores do CIN-AM para atender, analisar e assessorar os empresários a viabilizar o acesso ao crédito. “O CIN-AM  será o operador do NAC aqui no Estado. Com isso, o empresário chegará primeiro até nós e daremos o encaminhamento e assessoramento para ele acessar seu financiamento”, salientou.

Capacitação

Colaboradores de outros setores da Fieam e de órgãos como o Serviço Social da Indústria (Sesi),  o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também serão capacitados para orientar os empresários que buscarem informações sobre crédito, a se encaminharem ao CIN-AM. “O NAC funcionará dentro do CIN-AM, mas sabemos que muitos empresários buscam em outros órgãos informações. Capacitando todos os envolvidos, poderemos atender melhor as demandas e dar os encaminhamentos de forma mais clara”, justifica o gerente.

A implementação do programa também fará visita aos sindicatos, com a finalidade de apresentar o projeto do NAC e convidar as empresas para participar. “Começaremos a operar com o projeto na segunda quinzena de setembro, podendo assim assessorar as empresas que necessitarem, por isso, queremos que os sindicatos já estejam cientes da implantação para alcançarmos um número mais expressivo de empresas.  Pretendemos até o final atender mais de 40 empresas com o assessoramento ao crédito”, finaliza Marcelo Lima.

Informações adicionais sobre o projeto podem ser obtidas no prédio da Fieam, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus, ou pelo  telefone: (92) 3631-0907.

Artigo anteriorDetran-AM lança cartilha que informa pessoas com deficiência sobre benefício na compra de veículos
Próximo artigoForça-tarefa do Consumidor obtém decisão na Justiça para obrigar bancos a adequarem serviços no Amazonas