(Foto: Divulgação/Fifa)

A Fifa anunciou na tarde desta quarta-feira os nomes das mascotes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México. A entidade máxima do futebol criou três personagens: Maple, Zayu e Clutch, cada um referente a um país-sede da competição.

Não foram divulgadas as imagens de cada mascote, apenas os nomes e uma pequena descrição. O primeiro é Maple, um goleiro canadense. A palavra “Maple”, no Canadá, traz significado árvore de bordo, símbolo nacional e da sua famosa folha vermelha que aparece na bandeira do país.

Depois aparece Zayu, que seria um atacante mexicano. O nome vem da língua náuatle, que era falada pelo povo asteca. Ela significa “jovem”, e a silhueta presente no vídeo de divulgação da Fifa indica que o personagem terá traços felinos.

Por fim, Clutch é apresentado como um meia, camisa 10 e norte-americano. Pelo vídeo de lançamento, ele será uma ave, de cor predominante azul. No inglês, “Clutch” pode ter significado de alguém decisivo em momentos derradeiros.

Tradição

A tradição das mascotes começou em na Copa de 1966, na Inglaterra, com o leão Willie. Desde então, cada mundial apresentou personagens diferentes, criado de acordo com características do país-sede.

A Fifa não anunciou uma data para a divulgação da imagem completa dos personagens. O sorteio da Copa do Mundo de 2026 está marcado para o dia 5 de dezembro, em Washington D.C., nos Estados Unidos.

Com informações de Gazeta Esportiva.

Artigo anteriorIpaam promove educação ambiental no Bosque Vandete Rocha em atividades para estudantes
Próximo artigoTornado devastou fábrica da Toyota em São Paulo, diz meteorologista