Um filhote de onça-pintada foi resgatado nesta terça-feira (4), em Santo Antônio do Içá, a 879 km de Manaus, após uma denúncia anônima enviada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAT). O animal, que vinha sendo criado como animal de estimação por uma família no bairro da Independência, foi encontrado em boas condições de saúde, mas em ambiente inadequado para sua espécie.

A operação de resgate contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC). Após diálogo com os responsáveis, o filhote macho, carinhosamente apelidado de “Golias”, foi entregue voluntariamente à equipe da Polícia Militar e encaminhado para a sede da Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário fornecido pela Prefeitura Municipal.

Preocupação com o crescimento do animal

De acordo com Marcos Penha, coordenador da SEMAT, a família decidiu entregar o animal ao perceber o risco que ele representaria no futuro. “Recebemos a denúncia ontem (segunda-feira), e hoje pela manhã fomos à residência. A família concordou em entregar o filhote, pois viu que ele poderia representar um perigo para outras pessoas quando estivesse maior, por ser um predador nato”, explicou Penha.

O filhote foi encontrado e acolhido pela família, mas autoridades locais já estavam cientes da situação há meses. No entanto, o resgate só foi efetivado após a formalização da denúncia.

Destino do filhote

Após receber os cuidados necessários, “Golias” passará por uma avaliação para determinar se poderá ser reintroduzido na natureza ou se será encaminhado para um centro de conservação autorizado. O caso também será investigado para apurar possíveis infrações ambientais, já que a criação de animais silvestres sem autorização configura crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

As autoridades reforçam a importância de não manter animais silvestres em cativeiro e orientam que, em casos semelhantes, a população deve acionar os órgãos competentes para garantir a segurança tanto do animal quanto da comunidade.

Artigo anteriorApós participar de 16 gols na última temporada, Vitinho marca pela primeira vez em 2025 pelo Manauara
Próximo artigoOutras mulheres acusam médico suspeito de estuprar paciente com câncer