
A entrada da professora e empresária Maria do Carmo Seffair no Partido Liberal (PL) movimentou o cenário político do Amazonas e fortaleceu os rumores de que ela deve disputar o governo do estado nas eleições de 2026. O anúncio da filiação foi feito nesta quarta-feira (16/04), durante encontro em Brasília com o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, e o presidente estadual do partido, Alfredo Nascimento.
A articulação marca uma jogada estratégica do PL, que já havia sinalizado a intenção de lançar um nome próprio ao governo. Segundo Alfredo Nascimento, a legenda “tem a satisfação de anunciar a mais nova filiada: a professora Maria do Carmo Seffair, da Fametro”, em referência à trajetória acadêmica e empresarial da nova integrante do partido.
A chegada de Maria do Carmo à legenda atende à expectativa criada em março, quando o próprio Alfredo declarou, durante reunião com vereadores da sigla, que o partido apresentaria um nome competitivo para a sucessão estadual. Na ocasião, ele mencionou que esse nome “ainda se filiaria ao PL”, o que agora se confirma.
Nome consolidado
Maria do Carmo ganhou destaque na política amazonense ao disputar a eleição para a Prefeitura de Manaus em 2024, como candidata a vice-prefeita na chapa com o deputado federal Capitão Alberto Neto, também do PL. A dupla chegou ao segundo turno e obteve 45,41% dos votos válidos, somando mais de 479 mil eleitores — um capital político expressivo que impulsiona sua possível candidatura ao governo.
Antes de se filiar ao PL, Maria do Carmo presidia o diretório estadual do partido Novo no Amazonas. Ainda no início deste ano, ela já havia declarado publicamente a intenção de disputar o governo estadual em 2026, o que agora ganha novo fôlego com a mudança de legenda e o aval da cúpula liberal.
Tabuleiro eleitoral em movimentação
A filiação de Maria do Carmo ao PL representa uma das primeiras grandes definições rumo à sucessão do governador Wilson Lima. Com essa movimentação, o partido de direita passa a contar com um nome de perfil técnico, empresarial e com recall recente junto ao eleitorado.
Nos bastidores, a nova filiada tem sinalizado disposição para liderar uma frente política com forte apelo nas áreas de gestão, educação e empreendedorismo — temas que pautaram sua campanha anterior e devem seguir no centro de sua proposta de governo, caso confirme a candidatura.










