Divulgação / Fiocruz Amazônia

Manaus — Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoveu com sucesso o evento “Fiocruz Pra Você” neste sábado, 18/10. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, o evento abriu as portas da Fiocruz Amazônia para a comunidade, aplicando 485 doses de oito tipos diferentes de vacinas e recebendo mais de 500 pessoas. A iniciativa também marcou o Dia D da Vacinação do Ministério da Saúde e a abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, celebrou o sucesso da edição: “O objetivo este ano foi alcançado. Com a valiosa parceria da Semsa, realizamos a festa da vacinação e, também, conseguimos mostrar um pouco da Ciência que é produzida na Fiocruz e a importância das pesquisas em saúde para nossas vidas”. Um total de 125 voluntários, entre servidores, alunos e bolsistas, e 11 profissionais de saúde da USF Dr Luiz Montenegro atuaram no evento.

A programação foi diversificada, incluindo brincadeiras, batalha de rimas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), grafitagem e o lançamento da décima edição da Fiocruz Amazônia Revista. Michele El Kadri, vice-diretora de Pesquisa e Inovação, destacou a relevância de unir vacinação e ciência: “O Fiocruz Pra Você traz a oportunidade de mostrar na prática que vacinas salvam vidas e são resultado do trabalho incansável de cientistas. Nesta oportunidade, achamos por bem fazer o lançamento da SNCT para demonstrar a importância da popularização da Ciência para a população”.

Diversas exposições científicas atraíram a atenção do público. O Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA) apresentou trabalhos sobre Entomologia Médica, com foco em insetos de importância para a saúde como Aedes aegypti e flebotomíneos. Já o laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS) utilizou jogos e dinâmicas criativas para explicar a morfologia das bactérias e a importância da higiene das mãos. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) levou um experimento com “Bactérias Fluorescentes”, permitindo que as crianças visualizassem microrganismos de forma lúdica. Outra exposição abordou o ciclo de vida do mosquito e do parasita da malária, doença endêmica na região.

O evento contou ainda com a participação especial de crianças do Quilombo São Benedito, do bairro Praça 14. A líder quilombola Keila Fonseca ressaltou a importância da vacinação como ato de resistência e cuidado com a saúde da comunidade. “As vacinas contribuem para que elas tenham saúde, tenham vida e sejam salvas de doenças. Vacinar é resistência”, afirmou Keila.

O “Fiocruz Pra Você 2025” e a SNCT tiveram o apoio da Semsa-Manaus, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Cosama.

Artigo anteriorEsposa de Buzeira se pronuncia e explica espingarda do influenciador
Próximo artigoPesquisa Revela que o Pico Psicológico Ocorre Entre 55 e 60 Anos, Desafiando o Medo de Envelhecer