
A diretoria do Flamengo anunciou uma mudança na direção das categorias de base. Alfredo Almeida, braço direito de José Boto, diretor executivo de futebol, assume o cargo após a saída de Carlos Noval, profissional que estava no futebol rubro-negro desde 2010.
Alfredo Almeida chegou ao Flamengo junto de José Boto, em janeiro. Na ocasião, Boto — cuja chegada foi a primeira medida do presidente Luiz Eduardo Baptista — apresentou Almeida como seu assistente.
“Ele é uma pessoa com experiência muito grande principalmente em metodologia de treino, vai ser um apoio muito grande para a base também. E tal como o nome diz é meu assistente. Eu estou acompanhando a equipe em algum lugar qualquer, preciso de alguém que tome conta da parte mais técnica. Não é da parte de contratações. É um olhar mais técnico do que se está fazendo aqui”, afirmou José Boto em 8 de janeiro.
Confira o comunicado do Flamengo:
O Clube de Regatas do Flamengo informa que Carlos Noval não exerce mais a função de diretor das categorias de base.
O clube agradece pelo profissionalismo, dedicação e identificação demonstrados ao longo de sua trajetória no Mais Querido, repleta de conquistas durante os mais de 15 anos de serviços prestados no futebol rubro-negro, e deseja sucesso em seus próximos desafios.
A partir desta data, Alfredo Almeida assume a função no Flamengo. Com vasta experiência na formação e desenvolvimento de atletas, Alfredo chegou ao clube em janeiro de 2025 e, desde então, vem atuando na estruturação de um projeto de integração entre o futebol profissional e as categorias de base.
Agora, após decisão conjunta entre o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, e o diretor técnico do futebol profissional, José Boto, ele assume integralmente o setor.
A mudança acontece dias após a primeira “turbulência” vivida por José Boto a frente do futebol do Flamengo, que teve informações sobre o interesse em negociar Pedro e a desistência da contratação de Mikey Johnston, atacante irlandês, como pivôs.
Na última quarta (9), o executivo português esteve reunido com Luiz Eduardo Baptista e alinharam a sequência do trabalho. A mudança na direção da base é uma sinalização do respaldo da presidência ao processo de profissionalização da pasta que está a cargo de José Boto.
A trajetória de Carlos Noval no Flamengo
Carlos Noval era um dos profissionais com mais “tempo de Ninho do Urubu” e um dos responsáveis pela reestruturação das divisões de base do Flamengo nas últimas décadas.
Entre 2010 e 2018, Noval foi diretor de futebol da base, período no qual o clube revelou Lucas Paquetá e Vinícius Júnior.
Em março de 2018, na gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello, foi promovido ao cargo de diretor-executivo do futebol brasileiro.
Na presidência de Rodolfo Landim, a partir de 2021, Noval voltou a atuar na base. Com Bap, foi mantido como diretor de base no primeiro semestre de 2025.
Com informações de CNN Brasil.










