José Boto durante treino do Flamengo nos Estados Unidos • Gilvan de Souza/Flamengo

A diretoria do Flamengo anunciou uma mudança na direção das categorias de base. Alfredo Almeida, braço direito de José Boto, diretor executivo de futebol, assume o cargo após a saída de Carlos Noval, profissional que estava no futebol rubro-negro desde 2010.

Alfredo Almeida chegou ao Flamengo junto de José Boto, em janeiro. Na ocasião, Boto — cuja chegada foi a primeira medida do presidente Luiz Eduardo Baptista — apresentou Almeida como seu assistente.

“Ele é uma pessoa com experiência muito grande principalmente em metodologia de treino, vai ser um apoio muito grande para a base também. E tal como o nome diz é meu assistente. Eu estou acompanhando a equipe em algum lugar qualquer, preciso de alguém que tome conta da parte mais técnica. Não é da parte de contratações. É um olhar mais técnico do que se está fazendo aqui”, afirmou José Boto em 8 de janeiro.

Confira o comunicado do Flamengo:

O Clube de Regatas do Flamengo informa que Carlos Noval não exerce mais a função de diretor das categorias de base.

O clube agradece pelo profissionalismo, dedicação e identificação demonstrados ao longo de sua trajetória no Mais Querido, repleta de conquistas durante os mais de 15 anos de serviços prestados no futebol rubro-negro, e deseja sucesso em seus próximos desafios.

A partir desta data, Alfredo Almeida assume a função no Flamengo. Com vasta experiência na formação e desenvolvimento de atletas, Alfredo chegou ao clube em janeiro de 2025 e, desde então, vem atuando na estruturação de um projeto de integração entre o futebol profissional e as categorias de base.

Agora, após decisão conjunta entre o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, e o diretor técnico do futebol profissional, José Boto, ele assume integralmente o setor.

A mudança acontece dias após a primeira “turbulência” vivida por José Boto a frente do futebol do Flamengo, que teve informações sobre o interesse em negociar Pedro e a desistência da contratação de Mikey Johnston, atacante irlandês, como pivôs.

Na última quarta (9), o executivo português esteve reunido com Luiz Eduardo Baptista e alinharam a sequência do trabalho. A mudança na direção da base é uma sinalização do respaldo da presidência ao processo de profissionalização da pasta que está a cargo de José Boto.

A trajetória de Carlos Noval no Flamengo

Carlos Noval era um dos profissionais com mais “tempo de Ninho do Urubu” e um dos responsáveis pela reestruturação das divisões de base do Flamengo nas últimas décadas.

Entre 2010 e 2018, Noval foi diretor de futebol da base, período no qual o clube revelou Lucas Paquetá e Vinícius Júnior.

Em março de 2018, na gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello, foi promovido ao cargo de diretor-executivo do futebol brasileiro.

Na presidência de Rodolfo Landim, a partir de 2021, Noval voltou a atuar na base. Com Bap, foi mantido como diretor de base no primeiro semestre de 2025.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorSeleção Amazonense de Natação apresenta delegação do torneio que acontecerá em Fortaleza-CE
Próximo artigoMercado vê resultado primário melhor em 2025, mas piora projeção para 2026