Foto: Reprodução/FlaTV

Uma pesquisa inédita da Brand Finance revelou os valores das marcas dos clubes brasileiros. Assim como a análise de 2021, o Flamengo é o time que tem a marca mais valiosa em 2022, estimada em R$ 515,95 milhões. Apesar da posição, a marca Flamengo se desvalorizou. Em relação ao levantamento anterior, quando a estimativa era de R$ 614 milhões, houve uma queda de 16% no valor.

Em segundo lugar no ranking está o Palmeiras, que ao contrário do Flamengo, teve a sua marca valorizada. O valor teve um salto de 53% saltando de R$ 271 milhões para R$ 414,89 milhões.

O Grêmio se manteve em terceiro, segundo a Brand Finance, com uma ligeira alteração de menos 3% no valor de sua marca, que passou de R$ 232 milhões, em 2022, para R$ 224,24 milhões.

O Corinthians, em relação ao estudo anterior, trocou de posição com o São Paulo, que são 4º e 5º colocados, respectivamente. As marcas dos clubes, hoje, valem R$ 204,73 milhões e R$ 190,96 milhões.

A novidade no levantamento deste ano ficou por conta do Fluminense, que entrou para o top-10 e para o Cruzeiro, que deixou o grupo das dez marcas mais valiosas.

O time carioca teve um salto de R$ 71 milhões para R$ 106,11 milhões, valorizando a sua marca em 49%, e deixando a 12ª colocação e ocupando a 9ª. O time mineiro, em compensação, viu sua marca se desvalorizar em 61%, caindo da 10ª para a 15ª posição. O valor estimado caiu de R$ 108 milhões para R$ 42 milhões.

Marcas de clubes mais valiosas:

Flamengo R$ 515,95 milhões
Palmeiras R$ 414,89 milhões
Grêmio R$ 224,24 milhões
Corinthians R$ 204,73 milhões
São Paulo R$ 190,96 milhões
Atlético-MG R$ 186,66 milhões
Internacional R$ 157,31 milhões
Santos R$ 118,29 milhões
Fluminense R$ 106,11 milhões
Athletico-PR R$ 84,64 milhões
Artigo anteriorLeis de Roberto Cidade buscam amenizar danos ambientais e conscientizar população sobre uso consciente dos recursos naturais
Próximo artigoAssembleia Legislativa recebe dois Projetos de Lei que disciplinam o telemarketing no Amazonas