O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou nesta terça-feira (31/1) a projeção de crescimento da economia mundial em 2023. O Produto Interno Bruto (PIB) global deverá crescer 2,9% neste ano, o equivalente a 0,2 ponto percentual a mais do que os 2,7% previstos na edição de outubro do relatório trimestral da entidade, o World Economic Outlook.
A nova estimativa do FMI é que a economia brasileira cresça 1,2% em 2023, o que também representa um aumento de 0,2 ponto percentual em relação à edição de outubro do relatório. Na ocasião, o órgão havia previsto uma elevação de 1% do PIB nacional neste ano.
Entre os integrantes do G7, o Reino Unido será a única economia a entrar em recessão em 2023. Embora em guerra e sob sanções comerciais, a Rússia, por sua vez, voltará a crescer.
Os aumentos das taxas de juros dos bancos centrais e a invasão da Ucrânia pela Rússia continuarão a pesar sobre a atividade econômica neste ano em meio a uma prolongada crise de inflação, avaliou ainda a instituição com sede em Washington.