O tradicional Réveillon de Manaus, intitulado “Encontro da Nossa Gente”, terá uma importante inovação este ano, reforçando o compromisso da Prefeitura com a inclusão. Em uma parceria público-privada, serão distribuídos abafadores de som para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos três palcos do evento, proporcionando maior conforto durante a celebração e a queima de fogos.

A entrega dos abafadores será feita nos espaços reservados para Pessoas com Deficiência (PcD) nos locais de festa: orla do Amarelinho, no bairro Educandos, zona Sul; parque Amazonino Mendes, na alameda Alphaville, zonas Norte e Leste; e praia da Ponta Negra, zona Oeste. Para receber o item, será necessário apresentar um laudo médico ou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a iniciativa visa atender às necessidades específicas das pessoas com TEA, que frequentemente apresentam sensibilidade auditiva. Apesar de os fogos de artifício do evento já contarem com tratamento acústico para reduzir o impacto sonoro, a medida busca oferecer um suporte adicional para garantir a inclusão.

“Nosso objetivo é promover um ambiente inclusivo onde todos possam celebrar o Réveillon de forma segura e acolhedora”, afirmou Jender Lobato, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O Réveillon de Manaus contará com dois dias de festa, nos dias 30 e 31 de dezembro, e uma programação repleta de atrações nacionais e locais. As celebrações começam às 17h e incluem shows musicais, uma estrutura especial e o tradicional espetáculo pirotécnico para marcar a chegada de 2025.

A ação destaca a preocupação da Prefeitura de Manaus em tornar o evento acessível para todos, garantindo que a virada do ano seja uma celebração inclusiva e memorável.

Artigo anteriorMega da Virada: ainda dá tempo de realizar sonho de R$ 600 milhões
Próximo artigoVídeo: Savinho celebra após primeiro gol marcado pelo Manchester City