
Um avião de procedência da Venezuela foi interceptado no Brasil, Força Aérea Brasileira (FAB), após ingressar irregularmente em uma área restrita sobre a Terra Indígena Yanomami, no norte do país. Segundo a FAB, o caso aconteceu nesta sexta-feira (19/12).
O avião foi seguido por caças A-29 Super Tucano e uma aeronave E-29. O piloto do avião vindo da Venezuela não atendeu as ordens e tentativas de comunicação por parte de militares brasileiros.
O piloto realizou pouso forçado em uma pista de terra próxima do município de Amajari, localizado a cerca de 60 km da capital de Roraima, Boa Vista.
Segundo a FAB, o piloto abandonou a aeronave e fugiu do local. A aeronave foi encontrada por militares da FAB com avarias nas estruturas.
De acordo com a Força Aérea, a aeronave interceptada foi identificada como sendo do modelo Cessna 182P. Ela sobrevoava sem plano de voo e com matrícula não identificada.
Em nota, a FAB informou que o avião foi interceptado após ingressar na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA 41), onde militares atuam no combate ao garimpo ilegal.







