Reprodução/Redes Sociais

O piloto Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, foi desligado da Fórmula Delta e não fará parte do grid da temporada 2026 da categoria escola. A decisão foi confirmada pela organização nesta segunda-feira (26/1), após o jovem ter sido preso em flagrante por agredir um adolescente de 16 anos durante uma discussão motivada por um chiclete, em Vicente Pires (DF).

A agressão ocorreu na sexta-feira (23/1) e deixou o adolescente gravemente ferido. Pedro passou por audiência de custódia no dia seguinte e foi solto após o pagamento de fiança no valor de R$ 24.315,00.

Em comunicado oficial, a Fórmula Delta informou que o desligamento já vinha sendo conduzido internamente, mas ainda não havia sido divulgado por envolver trâmites jurídicos. “Essa decisão já estava em andamento, porém não foi possível torná-la pública antes, pois era necessário resolver todas as questões nos devidos termos jurídicos e internos”, afirmou a entidade.

A organização também reforçou que não tolera episódios de violência.

“A Fórmula Delta não compactua com qualquer tipo de violência e tem como pilares o respeito, a responsabilidade e a formação humana e esportiva”, destacou.

Na nota, a categoria ainda manifestou solidariedade à vítima e aos familiares, desejando força e pronta recuperação ao adolescente.

Pedro Arthur Turra Basso, piloto de Fórmula Delta, foi preso após briga por chiclete que terminou com um adolescente de 16 anos internado no DF

Segundo a pSegundo a polícia, Pedro Arthur Turra Basso apresentou estado de choque ao prestar depoimento na 38ª DP

Entenda o caso

  • Pedro Turra e um adolescente de 16 anos se envolveram em uma briga, na noite dessa quinta-feira (22/1), em Vicente Pires (DF).
  • Durante a briga, Pedro jogou um chiclete mascado em um amigo do menor de idade; este respondeu que não deixaria barato se a situação tivesse ocorrido com ele.
  • Em seguida, a briga começou. Vídeos gravados por testemunhas mostram Pedro e o adolescente se agredindo.
  • Em certo momento, o piloto dá um soco que faz o rapaz bater a cabeça em um carro. Ele parece perder as forças, e colegas, enfim, separam a briga.
  • Gravemente ferido, o menor que bateu a cabeça no carro foi levado ao Hospital Brasília, em Águas Claras, onde permanece intubado em estado grave. Ele vomitou sangue ao ser socorrido.
  • Pedro Turra deve responder por lesão corporal grave, mas a tipificação do caso pode mudar conforme o quadro de saúde do adolescente internado.
  • Durante o interrogatório à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Pedro disse que “não tinha a intenção” de machucar o jovem, mas, sim, de “apartar a briga” entre eles.
  • A defesa de Pedro Turra não foi localizada. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Estado de saúde do adolescente

O adolescente de 16 anos agredido pelo piloto Pedro Arthur Turra Basso permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo familiares, ele está intubado e em coma desde a noite de quinta-feira (22/1), quando deu entrada no hospital após a agressão.

Durante a internação, o jovem sofreu uma parada cardiorrespiratória que durou cerca de 12 minutos. De acordo com parentes, ele teve o rompimento de uma artéria e fraturou um osso do crânio ao bater a cabeça na porta de um carro após levar um soco, o que provocou aumento da pressão intracraniana. O quadro segue sob observação médica.

Nas últimas horas, amigos e familiares se reuniram em vigília para orar pela recuperação do adolescente. A escola onde ele estuda também se manifestou nas redes sociais, afirmando que o estado de saúde é “extremamente delicado” e considerado “irreversível”.

Em nota, a instituição destacou que a família vive o momento “com muita dor e esperança”.

A escola ainda republicou uma publicação feita pela irmã do adolescente, que compartilhou uma foto segurando a mão do irmão no hospital com a legenda: “Enquanto houver vida, nós seguiremos acreditando em um milagre”.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorApós caminhada e ato, Tarcísio chama Nikolas de “ungido” e “fenômeno”
Próximo artigoPolícia Civil explica o que é violência vicária no âmbito da violência doméstica e familiar