Acontecerá nesta sexta-feira (22/7) o Fórum de Vinculação da Gestante, evento promovido pela Prefeitura de Manaus. O fórum tem como objetivo discutir ações de fortalecimento ao atendimento à gestante e ao bebê. Essas ações focaram em reduzir as mortalidades maternas, fetais e infantis. O evento, que ocorrerá no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova e contará com a presença dos servidores do Distrito de Saúde Norte, de profissionais da saúde da rede estadual e gestores de maternidades da rede privada.
Segundo a técnica do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, Neide Negreiros, o fórum é um espaço muito importante para o diálogo e alinhamento de ações entre a Rede de Atenção Básica e a Rede de Média Complexidade, para melhorar a qualidade da atenção à mulher, ofertando apoio desde o planejamento da gravidez, até o parto e pós-parto.
“Quando a mãe sai da maternidade com o seu bebê, ela é contrarreferenciada, ou seja, ela volta para a atenção básica, para a unidade onde iniciou o acompanhamento da gravidez para continuar seus atendimentos na rede de saúde. Esses fluxos precisam estar bem alinhados e o fórum permite essa articulação com todas as equipes dos profissionais da atenção primária e das maternidades, os gestores das maternidades, da Secretaria de Estado da Saúde e da saúde da mulher, da criança e dos distritos de saúde”, frisou Neide Negreiros.
A programação segue as pautas que foram definidas nos eventos preparatórios realizados no mês de maio, em cada distrito de saúde, dentre os quais estão o telemonitoramento do pré-natal de alto risco, desenvolvido pela Semsa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Outro tema a ser evidenciado é a saúde bucal no pré-natal destacando as boas experiências realizadas no Disa Norte. Neide Negreiros explicou que a sensibilização das mulheres grávidas sobre os impactos das doenças periodontais tem sido bastante reforçada pelos profissionais de saúde.
“Uma doença periodontal pode impactar seriamente a saúde e pode resultar até em morte materna por causa da infecção. Estamos realizando um trabalho intenso de sensibilização sobre a saúde bucal para evitar complicações, mas ainda é comum a grávida ter medo e ’fugir’ do atendimento odontológico. Daí a importância do nosso trabalho de sensibilização para chamar a atenção sobre esse conjunto de cuidados”, frisou.