O repórter fotógrafo Chico Batata, fez um apelo em uma publicação no seu perfil do facebook: Fique em casa sempre que puder. A mensagem publicada ontem (28), estava acompanhada de fotos do cemitério de Manaus, que tem realizado enterros noturnos devido ao aumento de mortes na capital.

“Imagine o dia em que pessoas amadas se vão inesperadamente em tão grande quantidade que os sepultamentos precisarão entrar pela noite. Um dia em que as mortes são tantas que a única saída é empilhar caixões para que os cemitérios suportem a demanda. Que dia triste, quantas famílias devastadas? Muitas mais do que as estatísticas mostram!”, dizia a publicação, seguida de um apelo para aqueles que podem ficar em casa: “Evite que esse dia vire realidade pra você também”.
Coronavírus
Nem todos túmulos das fotos são de pessoas que morreram em decorrência do covid-19, contudo, desde o início da pandemia, o número de sepultamentos aumentou. Segundo o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado (Sefeam), a média era de 30 enterros por dia e após a pandemia, a média tem sido de 100.
Confira a publicação