Mais de 20 empreendedores do bairro Redenção, zona Centro-Oeste da capital, receberam na terça-feira (2), a equipe da Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais (Frempeei), presidida pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil), para falar sobre empreendedorismo. Os participantes tiraram dúvidas sobre a importância da formalização e como adquirir linhas de crédito para impulsionar a atividade. A ação foi realizada em parceria com a Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (Amaff), que tem sede no local. Entre os anos de 2017 a 2022 a Frempeei orientou 2.205 pessoas pelos bairros da capital levando orientação sobre o segmento empreendedor.

“Levamos essa ação até os bairros para facilitar o acesso à informação de empreendedores, que anseiam em alavancar seu negócio e nem sempre tem condições de se deslocar até a Casa Legislativa para serem atendidos. A Ação Empreendedora que realizamos nos bairros desde 2017 tem por finalidade orientar, formalizar e oferecer conhecimento sobre empreendedorismo, auxiliando os trabalhadores que atuam nesse segmento, formais e informais, fazendo, inclusive, a Declaração de Imposto de Renda dos Individuais, de quem não dispõe de recursos para contratar assessorias”, explica o deputado Adjuto Afonso.

Os moradores que atuam no segmento de barbearia foram os contemplados nessa primeira ação, e fazem parte da Amaff, que também oferece cursos profissionais variados aos moradores do bairro Redenção e adjacências, onde está localizada a sede. Os técnicos da Frempeei, Andréa Rocha e Paulo Henrique Barros, ministraram as palestras e tiraram dúvidas diversas, principalmente sobre linha de crédito.

“Nós orientamos, realizamos capacitações e damos suporte para quem atua no setor de empreendedorismo, além disso, temos uma parceria profissional com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que analisa as condições de cada participante para verificar se está apto a adquirir linha de crédito, após passar por toda as etapas da ação empreendedora”, explica Andréa Rocha.

A Frempeei e Amaff já tem uma agenda definida até o mês de julho para atender os mais variados setores. Os próximos a serem atendidos serão os empreendedores de design de sobrancelhas, corte e costura, manicure, corte e escova, atendentes de farmácia, dentre outros.

Artigo anteriorInscrições abertas: Atletas e paratletas tem até 31 de maio para se candidatarem ao Bolsa Esporte Estadual 2023
Próximo artigoLula assina decreto de qualificação da Organização Social que irá gerir o novo Centro de Bionegócios da Amazônia