Amanhã, a Fundação Alfredo da Matta (FUAM – rua Codajás, nº 24, Cachoeirinha, zona sul) e a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD – avenida Pedro Teixeira, nº 25, Dom Pedro, zona centro-oeste), ambas do Governo do Estado, integrarão uma rede de 139 postos de serviço de saúde espalhados pelo Brasil a participar da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.

A ação, promovida nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), contará ainda, em Manaus, com a participação do Ambulatório Araújo Lima, da Universidade Federal do Amazonas. “Estas unidades estarão de portas abertas para exames de pele e orientações sobre os sinais que podem indicar o surgimento da doença”, explica o diretor-presidente da Fuam, Carlos Alberto Chirano.

Na FUAM, o serviço estará disponível na Gerência de Triagem, no horário das 7h às 13h, e na FMT-HVD, das 8h às 13h, no Ambulatório de Dermatologia da unidade.

Também no sábado, a SBD-AM estará com um estande no Largo São Sebastião, para orientação e distribuição de folhetos educativos à população. Segundo a presidente da SBD Regional Amazonas e médica dermatologista da Fuam, Paula Rebello, mais de 30 dermatologistas participam da campanha 2013, em Manaus.

“Os dermatologistas realizarão exames em pessoas com suspeita da doença e aquelas que forem diagnosticadas com câncer de pele serão encaminhadas para atendimento nas unidades que participam da campanha”, afirma Paula Rabello.

Campanha passada – Em 2012, durante a campanha, a SBD-AM examinou 882 pessoas. Destas, 112 foram confirmadas com câncer de pele e 118 apresentavam algum tipo de lesão pré-maligna. Neste mesmo ano, a Fuam totalizou, entre os pacientes, o número de 281 pessoas diagnosticadas com a doença.

Sinais do câncer de pele – O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, acontecem diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares, espinocelulares e melanomas.

Lesões na pele, inicialmente semelhantes a uma espinha, que não cicatrizam e crescem lentamente e que com o passar do tempo podem sangrar espontaneamente ou formar pequenas feridas; alteração em pintas pretas ou acastanhadas – mudança na cor ou textura, bordas irregulares e alteração do tamanho podem ser alguns dos sinais da doença.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele, por isso é preciso proteger-se da exposição exagerada ao sol, utilizando protetor solar, roupas e acessórios como chapéus com abas e guarda-sol. Estar atento à pele e visitar regularmente um médico dermatologista também são medidas que devem ser tomadas com frequência.

Artigo anteriorSegunda edição da Meia Maratona do Amazonas será realizada neste sábado, 30, com apoio do Governo do Estado
Próximo artigoJosé Ricardo, quer repasse dos R$ 39 milhões da extinta SEGOV para a para a Saúde