No domingo (17/11), a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), do Governo do Amazonas, completa 17 anos de história, atuando como um centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência à Saúde voltado para questões inerentes ao envelhecimento.
Durante essa trajetória, a fundação tornou-se reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas sobre o envelhecimento da população do Amazonas; e por sua fomentação no processo educativo quanto ao envelhecimento e longevidade com qualidade de vida, capacitando recursos humanos na área de Gerontologia e saúde da pessoa idosa.
Localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, a FUnATI conta também com uma rede de atenção especializada na saúde do idoso, por meio da Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro onde atende, aproximadamente, 4 mil pessoas idosas.
Segundo o reitor da FUnATI, o médico Euler Ribeiro, a Policlínica acompanha e coordena o cuidado de idosos, por uma equipe multidisciplinar como médicos na área da clínica médica, cardiologia, ginecologia, oftalmologia e psiquiatria, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, assistente social, enfermeiros, farmacêutica, técnico de enfermagem, Telediagnóstico ECG, TeleOfaltmo, gerontólogos (pele-Terapia, endermologia), e programas voltadas para a saúde da mulher.
“Este ano, com o apoio do Governo do Amazonas, a FUnATI tem realizado campanhas itinerantes e serviços de telemedicina, levando os nossos serviços até as comunidades e áreas remotas da região amazônica”, destacou o reitor.
Com mais de 3.500 vagas disponíveis, a FUnATI deve dobrar o número de atendimentos em 2025. Uma cooperação técnica firmada com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) vai realizar obras de ampliação com a construção de dez salas, as quais vão dobrar a quantidade de vagas oferecidas aos idosos assistidos na instituição.
Outro ponto de destaque é o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec), primeiro laboratório de biogenômica da região Norte do Brasil, acumulando estudos voltados ao envelhecimento e longevidade das pessoas que vivem na Amazônia.
Centros parceiros
Além da sede na avenida Brasil, a FUnATI também está presente em outros centros parceiros, como: Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Centro Estadual de Convivência do Idoso, Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, além de unidade no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).
Novidades para 2025
Para 2025, a FUnATI também contará com uma Cozinha Escola, que deve oferecer cursos nos turnos matutino e vespertino para cerca de 800 alunos matriculados na pró-reitoria de Extensão, Cultura e Lazer da FUnATI.
A construção é fruto de parceria da fundação com o Consulado do Japão, obtido por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (APC) e do Fundo de Apoio a Projetos Comunitários (Kusanone).
Com informações de Agência Amazonas.