Foto: Danilo Mello

Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (28/5), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Sinésio Campos (PT) questionou a redução nos horários de funcionamento dos aeroportos dos municípios de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) e Tabatinga (1.108 quilômetros), administrados pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, pertencente ao grupo Vinci Airports.

Segundo informações do parlamentar, o aeroporto de Tefé funciona no horário das 6h às 10h, e o aeroporto de Tabatinga das 14h às 18h. Para o deputado, essa redução no horário de funcionamento contribui para o isolamento dos municípios.

“Já temos poucas estradas que ligam os municípios do interior. Em relação aos rios, temos a possibilidade de assoreamento e temor com uma seca severa”, disse Campos, reforçando que a limitação de acesso por aviões reforça o isolamento da população desses municípios.

Há ainda o fato que esses aeroportos atendem as demandas também de municípios próximos, sendo base inclusive para reabastecimento de outras aeronaves menores.

Sinésio criticou o grupo Vinci Airports, que venceu a licitação para administrar os aeroportos de Manaus, Tefé, Tabatinga, no Amazonas, e mais outros nos estados do Acre, Roraima e Rondônia.

O deputado informou que irá buscar solução para o problema junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, para que esta situação seja resolvida.

Artigo anteriorNo ‘Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher’, Roberto Cidade destaca leis de sua autoria que ampliam proteção à saúde da mulher
Próximo artigoSustentabilidade e solidariedade na Assembleia Legislativa do Amazonas