O Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), referência em saúde pública no Amazonas, atingiu 100% de aprovação no Exame Nacional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O resultado positivo contornou o apoio estratégico da Bringel Medical e da Biomecanica, empresas do Grupo Bringel. É a segunda vez consecutiva que todos os residentes da instituição obtiveram sucesso no exame, que certifica o domínio técnico na especialidade.

Antecedendo a prova, realizada em Campinas (SP), os residentes participaram de um treinamento intensivo promovido pela Bringel Medical, no mês de setembro de 2024. Fundada em 2010, a empresa atua na oferta de produtos e soluções em ortopedia e é responsável pelo Treinamento Intensivo Pré-SBOT (TIPS), desenvolvido no próprio Hospital Adriano Jorge. A iniciativa fornece um ambiente controlado, com tecnologia de ponta, para o aprimoramento de habilidades clínicas e cirurgias essenciais à aprovação.

O TIPS foca na preparação dos candidatos para o Teste de Elegibilidade para Ortopedia e Traumatologia, da SBOT, para obter o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT).

A Biomecânica também desempenhou papel relevante no processo de capacitação dos quatro médicos residentes aprovados: Dara Lucia Chaves Lemos, Valbecia Tavares de Aguiar, Havers Guimarães Santos e Rafael Fernandes da Silva. Reconhecida por suas soluções externas à ortopedia e à simulação cirúrgica, a empresa atua em parceria com a Bringel Medical na qualificação de profissionais da saúde em diversas instituições públicas e privadas, com destaque na região Norte.

“Nós sempre pensamos que transformar a ortopedia no Brasil exige mais do que tecnologia. É preciso parceria e comprometimento. E foi isso que vimos na FHAJ. Ver a própria instituição criar um preparatório específico mostra a seriedade na formação médica. Para nós, da Biomecanica, foi uma honra fazer parte disso com a Bringel Medical. O resultado de 100% de aprovação na SBOT comprova que essa colaboração funciona — não apenas na prova, mas no cuidado com o paciente, que é o que mais importante”, afirmou o CEO da Biomecânica, Carol Pengo.

A prova nacional da SBOT é composta por cinco etapas: prova escrita, prova oral, exame físico, avaliação de habilidades cirúrgicas básicas e apresentação de trabalho científico.

Aprovado no exame, o médico Havers Guimarães Santos permanece como residente na FHAJ, agora como especialista e preceptor pelo Instituto Traumato-Ortopedia do Amazonas (Itoam). Ele destaca a relevância do TIPS no processo de preparação:

“O TIPS é um momento único que nos mostra o nível de conhecimento exigido para o TEOT. Valoriza toda a formação que tivemos durante os três anos de residência. Serve como uma simulação e permite ajustes antes da prova, além de oferecer uma simulação fiel ao ambiente do exame final”, afirmou o especialista.

Para o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, os resultados expressivos obtidos desde a implantação do TIPS são reflexo do compromisso da instituição com a qualificação médica. Ao todo, seis moradores da FHAJ já foram aprovados no exame da SBOT.

Com 43 anos de atuação no mercado nacional, o Grupo Bringel é um conglomerado brasileiro que oferece soluções integradas e inovadoras em diversas áreas, incluindo saúde, educação, meio ambiente, logística, agropecuária, construção civil, finanças e tecnologia.

Artigo anteriorPit-bull que matou criança de 2 anos estava há dois meses na família
Próximo artigoAneel aprova edital de leilão para contratação de pequenas hidrelétricas