Reprodução/ X/ PrêmioNobel

A Fundação Nobel emitiu um comunicado neste domingo (18/1) em resposta à declaração da líder da oposição venezuelana María Corina Machado, que afirmou ter entregue sua medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No comunicado, a Fundação esclarece que os prêmios são concedidos com base nas determinações do testamento de Alfred Nobel.

Em uma declaração publicada na rede social X, a Fundação Nobel reforçou que os prêmios são destinados exclusivamente àqueles que “tiveram o maior benefício à humanidade” e especificou as regras de sua administração.

“Uma das principais missões da Fundação Nobel é salvaguardar a dignidade dos Prêmios Nobel e sua administração. A Fundação respeita o testamento de Alfred Nobel e suas estipulações. Nele, consta que os prêmios devem ser concedidos àqueles que ‘tiveram conferido o maior benefício à humanidade’ e especifica quem tem o direito de conceder cada prêmio. Portanto, um prêmio não pode, nem mesmo simbolicamente, ser transferido ou distribuído”, diz a mensagem oficial.

A Afirmação de María Corina Machado e a Reação de Trump

A controvérsia surgiu na quinta-feira (15/1), quando María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, afirmou ter entregado sua medalha do Prêmio Nobel da Paz a Donald Trump durante um encontro entre os dois.

“Entreguei a medalha, o Prêmio Nobel da Paz, ao presidente dos Estados Unidos”, declarou Machado.

Em resposta, Donald Trump confirmou o recebimento da medalha e expressou sua honra. “Foi uma grande honra para mim conhecer María Corina Machado, da Venezuela, hoje. Ela é uma mulher maravilhosa, que passou por tanta coisa. María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que fiz. Um gesto tão maravilhoso de respeito mútuo. Obrigada, María!”, disse Trump.

Vale ressaltar que, de acordo com o contexto fornecido anteriormente, María Corina Machado foi a vencedora do Nobel da Paz em 2025 e sua filha, Ana Corina Machado, recebeu o prêmio em seu nome em 10 de dezembro de 2025, uma vez que María Corina não compareceria à cerimônia.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorMenino de 13 anos fica gravemente ferido após ataque de tubarão em Sydney, Austrália
Próximo artigoEleições presidenciais em Portugal registram maior comparecimento desde 2006