Gabriel Medina foi campeão do Challenger, em Saquarema, no Rio de Janeiro. O surfista conseguiu uma virada para superar o marroquino Ramzi Boukhiam. O tricampeão mundial teve um somatório de 13.67 (7.17 e 6.50) contra 13.43 (7 e 6.43) do rival. Medina conseguiu o título no primeiro torneio disputado após retornar de lesão.
Para Boukhiam, uma vitória garantiria vaga nas competições de elite da WSL na próxima temporada. Como não conseguiu, o marroquino tentará novamente no torneio de Haleiwa, no Havaí. Medina, por sua vez, já tinha a vaga nas grandes disputas garantidas pela posição no ranking, mas aceitou participar do Challenger para recuperar o ritmo após o retorno da lesão.
A TRAJETÓRIA DE MEDINA EM SAQUAREMA
Depois de passar pelas três primeiras baterias, Medina venceu Miguel Pupo, seu amigo de infância, nas oitavas de final. Nas quartas, ele superou o francês Maxime Huscenot. Na semifinal, ele voltou a encarar um confronto brasileiro e venceu o compatriota João Chianca.
A vitória foi especial para o tricampeão mundial não apenas por ser a primeira após se recuperar da lesão nos ligamentos do joelho esquerdo, mas também porque a contusão aconteceu justamente nas praias de Saquarema. (Istoé)