O presidente do Boi-Bumbá Garantido, Fred Góes, durante a assembleia que atualizou o estatuto da associação e aprovou novas regras para as eleições internas, em Parintins

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido realizou, na última sexta-feira (10), uma Assembleia Geral histórica na Cidade Garantido, em Parintins. O encontro, conduzido pelo presidente Fred Góes e pelo vice-presidente Marialvo Brandão, marcou o início de uma nova fase administrativa para o boi vermelho e branco, com foco na modernização, ética e transparência da gestão institucional.

O principal tema da assembleia foi a atualização do Estatuto do Sócio, que não passava por mudanças há mais de dez anos. As propostas apresentadas pela diretoria foram amplamente debatidas e aprovadas por unanimidade pelos associados presentes.

Entre as novidades, está a criação do programa de sócio torcedor, que permitirá maior integração entre o Boi Garantido e sua torcida apaixonada. O novo modelo oferecerá benefícios aos participantes, mas sem que estes integrem formalmente o quadro social da associação.

“Estamos promovendo um avanço necessário. Essas mudanças visam garantir maior transparência, responsabilidade e participação dentro da nossa associação. O Garantido precisa estar alinhado com as boas práticas de gestão e com o que a sociedade espera de uma entidade do nosso porte”, afirmou Fred Góes.

Critérios mais rígidos para candidaturas

A reforma estatutária também estabeleceu critérios mais rigorosos para candidaturas à presidência e vice-presidência do Boi Garantido.

A partir de agora, não poderão concorrer sócios que tenham contas rejeitadas por irregularidades insanáveis, condenações por improbidade administrativa ou sanções ético-profissionais não suspensas ou anuladas pela Justiça.

Também ficam impedidos de disputar cargos aqueles que ocupem funções de chefia no Poder Executivo, integrem a Mesa Diretora do Legislativo, ou exerçam cargos de direção em órgãos públicos, Ministério Público, Judiciário e tribunais de contas.

Na prática, a mudança impede os vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de ParintinsFábio Cardoso (Podemos), Flávio Farias (União Brasil), Telo Pinto (Avante), Alex Garcia (PSD), Adson Príncipe (PL) e Cabo Linhares (PL) — de disputarem a presidência do Garantido em 2026.

A alteração atinge diretamente um movimento político já em curso entre alguns parlamentares interessados em concorrer à direção do boi.

Com exceção de Flávio Farias, os demais cinco vereadores apoiaram ativamente a eleição de 2023, que levou Fred Góes à presidência da associação.

“Essas medidas reforçam o compromisso da associação com a ética, a legalidade e a transparência. Estamos criando barreiras contra possíveis conflitos de interesse e priorizando a integridade da gestão do nosso boi”, destacou o diretor jurídico Raul Góes.

Valorização dos sócios e fortalecimento da governança

Além das mudanças estruturais, a assembleia também foi marcada pela entrega simbólica das novas carteirinhas e camisas oficiais aos sócios adimplentes, em reconhecimento ao compromisso de quem mantém suas contribuições em dia.

“O sócio é a base da nossa associação. Reconhecer quem contribui ativamente é uma forma de estimular o pertencimento e o amor pelo Boi Garantido”, reforçou Fred Góes.

As alterações aprovadas serão registradas oficialmente e entrarão em vigor após o registro do novo estatuto. A diretoria reiterou que todo o processo seguiu os princípios democráticos e contou com ampla participação dos associados.

Artigo anteriorSefaz promove encontro nacional de ouvidorias para discutir inovação e escuta cidadã
Próximo artigoPresidente Lula deve anunciar novo ministro do STF após retorno da Itália, diz Ricardo Lewandowski