Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo, anunciou nesta terça-feira (1°/10) que irá multar em R$ 100 mil por hora os veículos que participam dos atos contra o resultado das eleições presidenciais que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em protesto, caminhoneiros estão obstruindo rodovias pelo país. “Vamos fichar e, eventualmente, prender manifestantes que resistirem a desobstruir as vias”, afirmou.
“Faço um apelo para que as manifestações se encerrem. As eleições acabaram, vivemos em um país democrático. São Paulo respeitará o resultado das urnas e nenhuma manifestação fará com a que a democracia retroceda”, disse.
Em linha com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Garcia afirmou que agora, se necessário, o estado irá empregar força policial contra os manifestantes para liberar as vias.
São Paulo conta o maior número de efetivos do país e é um dos estados mais afetados pelas paralisações, devido o escoamento das produções pelo Porto de Santos.
O estado já iberou 40 pontos, incluindo as vias que dão acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas ainda conta com 90 pontos paralisados.
Bloqueio de estradas é inadmissível. As pessoas têm o direito de ir e vir. Em reunião com @MarioSarrubbo , @inesmscoimbra , @PMESP , no gabinete de crise, que desde ontem está agindo para liberar as estradas. As 9h30, daremos mais informações à imprensa.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) November 1, 2022
(Metrópoles)