O Seminário de Segurança Inovadora acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e mostrará iniciativas inovadoras e bem-sucedidas na geração de segurança aos cidadãos.

O delegado federal, Humberto Freire de Barros, titular da diretoria para a Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, será o primeiro palestrante do Seminário e abordará questões estratégicas à segurança na Amazônia Legal, principalmente garimpo ilegal e terra indígena.  “A importância do Ministério da Justiça e da Segurança Pública na proteção socioambiental na Amazônia Legal: os grandes desafios” será o tema da palestra.

“Hoje, grande parte dos crimes ambientais e das violências praticadas contra os povos originários e contra a população nativa e ribeirinha na Amazônia está estreitamente relacionada ao crime organizado, que diversifica sua área de atuação e investe no que chamamos de narconegócio e narcogarimpo. A Polícia Federal tem mostrado essas situações, a exemplo da relação da pesca ilegal no Vale do Javari com a lavagem de dinheiro do tráfico”, declarou o deputado Comandante Dan (Podemos), que preside a Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual, responsável pela organização do evento, em conjunto com a presidência da Casa Legislativa.

Outros temas serão abordados, como a arquitetura e o design ambiental e a geração da sensação de segurança à população. “Falamos de inovações e precisamos escapar ao óbvio do senso comum. Segurança e ordem públicas são construções coletivas, que começam no núcleo familiar e passam necessariamente pelo bom trato do ambiente urbano, o que faz toda a diferença. A Teoria das Janelas quebradas estabeleceu uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade”, afirmou Dan Câmara.

A participação no Seminário é gratuita é direcionada a estudantes e profissionais que, direta ou indiretamente, se relacionem com segurança pública.

A inscrição pode ser feita pela plataforma Sympla, acessando o link https://www.sympla.com.br/2-seminario-de-seguranca-inovadora—seguranca-e-protecao-da-amazonia-desafios-e-boas-praticas__2450256.

Artigo anterior1ª Semana Estadual de Educação Legislativa do Amazonas começa na segunda-feira e abordará a educação antirracista
Próximo artigoPrefeitura realiza mutirão de limpeza, reforma e higienização no Passeio do Mindu para implantação de ecobarreira