O consumo das classes C e D no Amazonas deu um salto de 19,2% em julho ante junho, puxado pelos gastos do setor de hotéis e motéis, com alta de 89%. Foi o terceiro maior crescimento nesse período do País (a média nacional ficou em 8%), atrás de Espírito Santo (20,9%) e Mato Grosso (19,6%), segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.
Além de hotéis e motéis, o crescimento do consumo no Amazonas teve forte representação dos setores de Restaurantes (27%), Automóveis e Veículos (24%), Lojas de Artigos Diversos (21%), Supermercado (19%), Prestadores de Serviços (15%) e Lojas de Roupas (8%).
Em contrapartida, foram registradas quedas nos setores de Companhias Aéreas (-12%), Combustível (-5%), Transporte (-2%) e Diversão e Entretenimento (-1%).
Média do País
Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram aumento no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que “o consumo das famílias mostrou uma melhora em julho e esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto”, afirma a executiva.
Os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%).
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%), seguido de Restaurante (13,7%), Lojas de Artigos Diversos (10,2%), e Combustível (6,8%).
Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.
Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores de Companhias Aéreas (8%), Restaurante (6%), Supermercado (5%), Transporte (1%), Prestadores de Serviços (1%) e Telecomunicação (1%). Contudo, caiu o ticket médio gasto com Rede Online (-12%), Diversão e Entretenimento (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Hotéis e Motéis (-5%), Automóveis e Veículos (-5%), Combustível (-3%), Lojas de Artigos Diversos (-2%) e Serviços (1%).
Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link
https://superdigital.com.br/