Jehad Alshrafi/Anadolu via Getty Images

Um porta-voz do grupo Hamas anunciou, nesta terça-feira (4/2), que as negociações da segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza começaram. O anúncio acontece em meio ao encontro entre o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.

O que está acontecendo

  • Em 19 de janeiro, o cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor após meses de negociações.
  • Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, chegou a Washington (EUA) para conversações com o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, sobre a segunda fase do cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza.
  • Este será o primeiro encontro de Trump com um líder de outro país desde que tomou posse em seu segundo mandato como presidente dos EUA.
  • O plano de paz é dividido em três partes, sendo que, na primeira delas, aconteceu a troca de reféns ainda sob o domínio do Hamas por palestinos presos por Israel.
  • O acordo de cessar-fogo abrange três fases. A fase inicial de 42 dias do acordo terminará no mês que vem. Espera-se que o próximo estágio cubra a libertação dos reféns restantes e inclua discussões sobre um fim permanente para a guerra de Israel em Gaza.

O encontro entre Netanyahu e Trump também terá como alvo outros temas, além do cessar-fogo em Gaza.

“Nesta reunião, lidaremos com questões importantes, questões críticas que Israel e nossa região enfrentam: vitória sobre o Hamas, obtenção da libertação de todos os nossos reféns e lidar com o eixo terrorista iraniano em todos os seus componentes — um eixo que ameaça a paz de Israel, do Oriente Médio e do mundo inteiro”, divulgou o primeiro-ministro israelense no X.

Netanyahu afirmou que o acordo existente é para um cessar-fogo temporário, segundo o jornal The Guardian.

Ataque na Cisjordânia

Apesar do avanço do cessar-fogo, o exército israelense informou que um atirador matou dois soldados em um posto de controle na Cisjordânia. O ataque ocorreu na manhã desta terça-feira (4/2), quando um homem armado disparou contra os militares.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nessa segunda-feira (3/2) que as hostilidades na Cisjordânia estão ameaçando o cessar-fogo em Gaza, especialmente os ataques no campo de refugiados de Jenin, realizados pelo exército israelense. “Grandes partes do #JeninCamp foram destruídas em detonações controladas pelas Forças de Segurança Israelenses”, publicou a ONU na rede X.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorAdjuto Afonso destaca desempenho excepcional da educação de Boca do Acre em 2024
Próximo artigoNuvem de poeira que saiu do Saara atinge Itália e é vista do espaço