
Com o objetivo de aprimorar as boas práticas de gestão pública, a Prefeitura de Manaus, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), realizou uma reunião técnica na sede da Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP). O encontro focou no Sistema de Integridade e Gestão de Riscos, visando elevar os padrões de governança e transparência na administração pública municipal.
A reunião contou com a participação virtual do controlador-geral de Manaus, Alessandro Moreira, e da controladora-geral-adjunta, Lucilene Viana. Presencialmente, Joabe Riker, diretor do Departamento de Controladoria da Prefeitura de Manaus, representou a equipe junto ao corpo técnico da CGE-SP.
Lucilene Viana destacou que a iniciativa faz parte da estratégia de Manaus em se consolidar como referência em conformidade e ética, através do intercâmbio de boas práticas. Joabe Riker reforçou a importância do debate sobre integridade e a necessidade de cooperação entre os órgãos para consolidar gestões transparentes perante a sociedade. “Parcerias com órgãos de renome como a CGE-SP demonstram que, juntos, podemos construir uma administração pública mais sólida e transparente para todos”, afirmou Riker.
Durante o diálogo, foram discutidos diversos temas, incluindo modelos de monitoramento, mecanismos de prevenção à corrupção e o fortalecimento dos canais de controle interno. A CGE-SP também apresentou seu material de integridade e gestão de riscos, além de uma demonstração prática do Sistema de Monitoramento de Programas de Integridade do estado de São Paulo. A agenda de Integridade, Compliance e Proteção de Dados (LGPD) da CGM Manaus, com foco na segurança da informação e privacidade do cidadão, recebeu destaque durante o encontro.
A visita à estrutura da CGE-SP e o compartilhamento de vivências são esperados para fortalecer a cultura organizacional da Prefeitura de Manaus, com ênfase em Integridade e Compliance.







