Foto: Herick Pereira

Sob a presidência do deputado estadual Roberto Cidade (UB), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) passará a ofertar, ainda no primeiro semestre deste ano, um importante e novo espaço às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras deficiências. O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer, inicialmente, 200 vagas para servidores do Legislativo Estadual e seus dependentes, e há a expectativa de que esse número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral no decorrer de 2025.

“Há um déficit muito grande no atendimento infantojuvenil de pessoas com TEA, Down e outras deficiências. Por isso, é importante que a Aleam dê a sua contribuição. Serão mais 600 metros quadrados colocados à disposição com atendimentos que vão da neuropediatria, neuropsiquiatria passando pelas terapias e demais assistências psicossociais. Essa é uma lacuna que recebe a devida atenção da nossa gestão e que se transforma em um importante legado”, comemorou o deputado presidente.

De acordo com o diretor do Centro Médico Doutor Luiz Carlos de Avelino, da Assembleia Legislativa, médico Arnoldo Andrade, o Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.

“Serão abertas, inicialmente, 200 vagas, e aos poucos vamos liberar a entrada de outros pacientes. Teremos atendimentos psicossocial em todas as áreas. Vamos ter as salas das terapias ocupacionais, as salas adaptativas à vida social, como, por exemplo, a cozinha para que aprendam a fazer o seu próprio lanche. Tudo para que essas pessoas adquiram as melhores condições para estarem inseridas na sociedade. A Aleam mais uma vez, na gestão do presidente Cidade, trabalha para que o cidadão tenha acesso ao mesmo tempo que estimula a sociedade a pensar e se envolver no tema”, falou.

Centro de Mídias

Além de percorrer as instalações do Centro de Inclusão Sensorial, o deputado presidente também inspecionou as instalações do Centro de Mídias da Assembleia Legislativa do Amazonas. O prédio, que irá abrigar a TV e a rádio Aleam, além das atividades do Portal Aleam e demais áreas relacionadas à comunicação institucional, deve ter suas atividades iniciadas no novo espaço no primeiro semestre deste ano.

Diretora de Comunicação da Aleam, a jornalista Mônica Santaella destacou a importância do espaço para a ampliação no alcance dos trabalhos realizados pelo Legislativo Estadual. “Trabalhamos com uma estrutura que já não comporta o dinamismo da comunicação e o deputado Cidade, com sua visão jovem, dinâmica e estratégica, nos proporciona um amplo espaço e equipamentos modernos para que a nossa equipe de profissionais possa realizar um trabalho ainda mais abrangente, aproximando a população do trabalho do Legislativo. Além da TV, rádio e portal, as novas mídias também ganham maior visibilidade com esse novo Centro de Mídias”, afirmou.

Artigo anteriorProjeto de Lei de Adjuto Afonso é sancionado e vai fortalecer o turismo 4.0 no Amazonas
Próximo artigo‘Um verdadeiro retrocesso’, dispara Delegado Péricles contra a medida do Governo Federal que pode alterar idade e frequência da mamografia no Brasil