Fotos - Divulgação / Semsa

Gestoras e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, participam do 1º Seminário de Odontologia em Saúde Pública de Maués, que acontece nesta terça e quarta-feira, 11 e 12/11, no município, situado a 276 quilômetros da capital. O encontro, realizado no auditório do Senac – Unidade Maués, é voltado à troca de experiências, atualização profissional e fortalecimento da saúde bucal na localidade.

Quatro cirurgiãs-dentistas, servidoras da Semsa, vão participar como palestrantes convidadas do seminário, ao lado de representantes das esferas estadual e federal. São elas: a titular da Gerência de Saúde Bucal (Gesab) da Semsa, Cláudia Carvalho; a técnica da Gesab, Kátia Felizardo; a diretora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Leste, Catarina Teixeira Silva; e a técnica do CEO Leste, Luana Santos.

Cláudia Carvalho assinala a oportunidade para troca de experiências no encontro em Maués, com a apresentação de iniciativas e projetos exitosos desenvolvidos na capital para gestores e profissionais do município, de modo a contribuir para a elevação dos indicadores de saúde bucal, instituídos pelo Ministério da Saúde, na localidade.

“A intenção é levar essas experiências a todo o interior, iniciando por Maués, visto que temos mais equipes de saúde bucal e maior expertise no alcance de indicadores. Vamos ainda observar as ações conduzidas por lá, principalmente na área rural, que podemos trazer para Manaus”, informa a gestora.

No encontro, Cláudia vai apresentar palestra com o tema “Gestão e estratégia na Atenção Primária à Saúde”, pontuando as estratégias desenvolvidas na Semsa para melhoria na resolutividade da atenção à saúde bucal. “Essas estratégias nos permitiram aumentar o indicador de tratamentos concluídos de 28%, em 2022, para mais de 70% em 2024, percentual que mantivemos em 2025”, aponta.

Kátia Felizardo ressalta o objetivo do encontro de contribuir para a qualificação dos profissionais de saúde bucal no interior, fortalecendo a formação das equipes locais para lidar com os desafios únicos da região e para a melhoria direta da atenção à população.

“Mais do que um ato de compartilhamento de informações, esse é um investimento direto na saúde pública e no desenvolvimento humano da região, garantindo que as distâncias geográficas não sejam impeditivo para a excelência no cuidado odontológico”, aponta a técnica, que vai destacar no evento o tratamento restaurador atraumático (ART), um dos novos indicadores de saúde bucal do Ministério da Saúde.

Temas

Após a abertura oficial do seminário, na noite da terça-feira, 11/11, a participação das profissionais da Semsa Manaus no evento em Maués se concentra na quarta-feira, 12/11. No período matutino, Catarina Teixeira Silva vai apresentar palestra sobre a “Urgência e Emergência Odontológica na Atenção Básica”, antecedendo a apresentação de Cláudia Carvalho

A programação do dia segue à tarde com palestra de Kátia Felizardo, que vai discutir os “Fundamentos da mínima intervenção e tratamento restaurador atraumático”. Logo após é a vez de Luana Santos, com o tema “Endodontia, acesso pulpar e medicação”.

Além das representantes da Semsa, o Seminário de Odontologia em Saúde Pública de Maués terá ainda como palestrantes convidados a gerente de Monitoramento e Avaliação do Interior da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nara Esquivel, e o assessor técnico da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Fábio Victor Silva.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus inicia prova do Sadeam para estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal
Próximo artigoPolícia prende servidores da saúde por fraude em ponto eletrônico em SC