Gestores das 492 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participam, a partir desta segunda-feira, 4/12, do 2º módulo de formação “Ferramentas Google para Gestores”, com tema “Identidade, desafios e inovações na Educação Pública”, que faz parte das atividades do Programa de Gestores Municipais (Progem). A formação, que acontece na Divisão Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e está sendo oferecida pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, vai até o dia 14/12.

 As aulas terão continuidade nos dias 30 e 31 de janeiro de 2018 e serão, no total, 20 turmas, com 25 gestores cada e oito horas aula, em que serão ensinados a utilizar as ferramentas Google Keep, Classroom e agenda, além de compartilhar e sincronizar documento e planilhas, podendo aplicar tais conhecimentos no trabalho desenvolvido pelos profissionais na direção das unidades de ensino da rede municipal.

 Uma das coordenadoras da formação, Suelen Maria Costa Pereira, destacou como a formação vai agregar a atividade profissional dos diretores. “Esse encontro é uma oportunidade que eles estão tendo de ter acesso, voltado para o plano de ação da escola. Os formadores do GTE vão mostrar como eles podem utilizar e potencializar essas ferramentas no fazer pedagógico na parte administrativa”, disse.

A formadora do GTE, Lana Cristina Fernandes Pinto, também explicou sobre o uso das ferramentas no trabalho diário na escola. “Nossa meta é qualificar o gestor para usar as ferramentas necessárias no fazer pedagógico e profissional. Eles vão utilizar as ferramentas, por exemplo, como fazer uma agenda de compromissos, compartilhar documentos e planilhas, entre outros”, comentou.

 O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas, criado em 2014 e que tem o objetivo de simplificar a criação, distribuição e avaliação de trabalhos escolares, tanto por alunos, quanto por professores. Já o Google Keeps, é um serviço de anotações, que permite que o usuário utilize o aplicativo para a criação e acesso de notas (texto, áudio e vídeo) via celular ou via web, tornando a organização das atividades do dia a dia mais práticas e de fácil acesso.

 A gestora Francilene Costa Neves, da Escola Municipal Santo Antônio, localizada na Rodovia AM 010, quilometro 47, no ramal Santo Antônio, Zona Rural, afirmou que, para ela, a formação vai ajudar consideravelmente o trabalho pedagógico com os 84 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental atendidos pela unidade.

 “Com certeza aprender sobre o tema vai contribuir para nosso aprendizado e crescimento profissional. Teremos mais organização no nosso dia a dia de atividades”, citou.

 Com um total de 860 alunos, do 1º ao 9º ano, a diretora Telma Malheiros de Mendonça, da Escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, no bairro Jorge Teixeira 4ª etapa, zona Leste, também ressaltou a experiência.

 “Hoje em dia é muito difícil não se usar a internet e temos que nos aprimorar sobre essas ferramentas Google, principalmente o e-mail institucional, já que, cada vez mais, o trabalho e comunicação da secretaria agora são feitos por meio dessas ferramentas”, frisou.

Artigo anteriorOuvidoria Cidadã da Aleam leva serviços para comunidade da Zona Oeste de Manaus
Próximo artigoSeped apoia Caminhada de Inclusão e Acessibilidade na próxima quinta-feira (7)