‘Planejamento, produção e execução de exposição’- essa foi a formação ofertada, de forma gratuita, no período de 07 a 16 de janeiro, pela artista, professora, pesquisadora e produtora cultural Gisele Riker com participação da artista visual Hadna ABreu, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), localizado na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, com incentivos da Edital de Fomento às Artes e Cultura/Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
O objetivo do curso foi evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma mostra de arte e das etapas necessárias para que uma exposição aconteça em sua totalidade. No total, foram realizados oito encontros presenciais para tratar de assuntos como projetos de exposição; funções do produtor de exposição; comunicação direcionada para a área cultural; leis de acessibilidade e adequação do espaço; projeto expográfico; logística e montagem das obras; ações educativas em exposições; desmontagem etc.
Segundo a idealizadora do curso, Gisele Riker, Um dos pontos muito importantes no planejamento de uma exposição é a concepção:
“É somente a partir da concepção da exposição que é possível, de fato, partir para o processo de produção, e isso inclui questões como ter que lidar com trâmites burocráticos, organização de documentos etc, por isso, ao longo do curso, eu fiz questão que todos os nossos alunos pudessem ter contato com exemplos de planilhas,dicas de como fazer um cronograma de montagem de exposição, de como dividir bem os horário da exposição , refletir sobre a importância de se ter uma equipe de trabalho e saber nomear os responsáveis por cada atividade que será realizada a curto, médio e longo prazo, bem como perceber a importância de deixar os documentos referentes à exposição disponíveis numa nuvem para que todo mundo da equipe possa ter acesso ao cronograma de execução, demandas, e por aí vai.” Afirma Gisele.
André Pereira é fotógrafo e foi um dos participantes do curso sobre ‘Planejamento, produção e execução de uma exposição’, para ele, a formação foi uma oportunidade única de ampliar seus conceitos e se profissionalizar ainda mais:
“O curso foi super importante pelo fato de trazer essa perspectiva um pouco mais profissional dentro desse contexto de fazer exposições e divulgação da cultura da nossa cidade. As visitas técnicas, os conhecimentos adquiridos e a possibilidade de network engrandeceram muito toda essa experiência. Um dos outros pontos que também foi muito especial pra mim foi a oportunidade de estar mais próximo de colegas de profissão, que muitas vezes não conseguimos sentar e conversar, devido ao fluxo das nossas tarefas no cotidiano. Isso é maravilhoso, é uma outra forma de troca e aprendizado, não tem preço, eu só tenho a agradecer”. Compartilha, André.
Uma das experiências proporcionadas pelo curso foram as visitas técnicas a espaços culturais, galerias e museus da cidade:
“Durante esses oito dias de curso, a galera que participou teve a oportunidade de ter um outro olhar sobre alguns lugares que até então eles até já conheciam. Por exemplo, o Palacete Provincial, mas dessa vez, instigados a exercitarem um olhar diferente e mais técnico. A turma que fez a visita no Palacete, por exemplo, conheceu o setor de restauro, que é um setor que não é aberto à visitação, mas eles tiveram a oportunidade de ver como funciona uma reserva técnica, como grandes obras de arte são cuidadas e armazenadas, e o quanto é importante a gente ter um cuidado específico em manusear uma obra por isso também a importância de setores como o de restauro para o estado do Amazonas” Ressalta Gisele Riker.
Emanuelly Oliveira, de nome artístico Manuô, é artista visual e trabalha com pintura, instalação, ilustração digital e lambe-lambe. Para ela, um dos fatores primordiais para participar do curso foi adquirir conhecimentos específicos para aplicar em suas próprias exposições e até mesmo em futuros projetos que ela pretende atuar como curadora:
“Eu escolhi me inscrever no curso para estar mais inteirada sobre técnicas, conceitos e vivências de exposição e também me sentir mais capacitada para seguir fazendo os meus trabalhos na cidade, com mais excelência e qualidade, de uma forma mais profissional. Uma das coisas que eu mais gostei no curso foram os conteúdos que foram abordados e também da forma como os encontros foram divididos, além é claro dos textos de apoio, referências, falas e da possibilidade de poder apresentar um dos meus projetos durante o período de consultoria.” Declara Manuô.
Participação especial da artista visual Hadna Abreu
“O dia da troca que eu tive com os participantes do curso, à convite da Gisele, que já é um parceira minha de longa data, foi bem interessante, porque pude apresentar uma visão mais realista de como é o cenário artístico aqui em Manaus, como a gente lida com as exposições, quais são as dificuldades, os desafios e também compartilhar estratégias que podem contribuir para uma melhor entrega de exposições em nossa cidade.Esse momento de troca foi muito rico e engrandecedor.” Afirma Hadna Abreu, artista visual e gestora da Manart Galeria.
Consultoria
Além de todo o conteúdo ministrado, materiais de apoio, vídeos, explanações, dicas, visitas etc no último encontro do curso, os participantes também tiveram a oportunidade de receber uma curadoria de cerca de vinte minutos com uma das duas ministrantes
“A consultoria comigo e com a Hadna foi um momento importante para que os alunos pudessem expressar abertamente as ideias deles, tanto as que eles já tinham na cabeça há algum tempo, quanto as que surgiram ao longo do curso. Nosso objetivo com a consultoria foi auxiliá-los com os nossos conhecimentos e vivências. para facilitar, por exemplo, questões relacionadas às etapas de pré-produção, montagem, planejamento e falar assim, olha, eu acho que essa exposição cabe nesse ou naquele espaço cultural, é importante você amadurecer essa ou aquela linguagem ou conceito e por aí vai, uma consultoria gratuita, com um tom mais propositivo que pudesse colaborar com processos iniciados ou em desenvolvimento.” Explica Gisele.
“Eles já tinham abstraído muito do conteúdo do curso, e isso me ajudou, de certa forma, a fazer com que eles percebessem algumas deficiências, algumas estratégias que podem ajudar a conseguir o objetivo deles. Ao longo da consultoria, pude perceber que, boa parte dos participantes, estavam interessados em montar exposições individuais, outros em participar de exposições coletivas, e que alguns artistas desejavam ser produzidos, outros tinham mais interesse em produzir ou criar a sua própria exposição, além de aprender mais sobre como organizar as obras (o que fazer, como fazer, quais os primeiros passos que podem ser tomados) e por aí vai. Muitos me procuraram para dar uma olhada no trabalho deles, para ver se tinha potencial de criação de público, de venda de trabalhos etc. E isso foi super legal de acompanhar e poder colaborar, de alguma forma. Me senti muito feliz e honrada Só tenho a agradecer o convite e a oportunidade, desejo que muitas novas exposições venham por aí na cidade e que todas elas sejam muito bem quistas e visitadas pelo público.” Ressalta Hadna Abreu.
Balanço geral sobre o curso
“Eu estou muito feliz com o resultado final do curso. Espero, sinceramente, que eu consiga produzir futuramente, também com incentivos da Lei Paulo Gustavo como foi agora, outros cursos e capacitações gratuitas, na área de cultura, mais precisamente no que se refere à formação do trabalhador da cultura, porque tenho a plena convicção de que este tipo de profissional é bastante atuante e necessário na cidade e que ele movimenta e muito a toda a cadeia econômica do estado e merece cada vez se profissionalizar, ter mais oportunidades de trabalho, de geração de emprego e renda, além do respeito e admiração de todos os setores da sociedade.” Concluiu Gisele Riker.
Sobre as ministrantes
Gisele Riker
Mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Especialista em Gestão e Produção Cultural pela Universidade do Estado do Amazonas e Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amazonas. Professora de artes na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes/ UFRGS. Artista visual com exposições coletivas e individuais. Possui formação em produção de exposição pelo Adelina Instituto – SP. Foi curadora da Exposição Amazônia Ao Cubo da artista amazonense Hadna Abreu.
Hadna Abreu
Artista visual, formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atua no cenário artístico desde 2009, teve seus trabalhos expostos nas principais galerias de Manaus, participou de exposições em São Paulo (SP) e Salvador (BA). Assina a curadoria da Exposição Mulher Folha aberta para visitação no centro histórico de Manaus no espaço gastronômico Caxiri. Atualmente é Produtora Cultural e Curadora da Manart Galeria de Arte.
Lei Paulo Gustavo (LPG)
O curso ‘Planejamento, Produção e Execução de Exposição’ – é um projeto de capacitação contemplado no Edital de Fomentos às Artes e Cultura/Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e conta com o apoio cultural do Centro de Artes da UFAM (CAUA) – instituição coordenada pela Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas.