Nesta quinta-feira (2), o governador Wilson Lima anunciou que a 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins será transmitida pela Rede Globo e pela Rede Amazônica. O evento, marcado pela acirrada disputa entre os bois Garantido e Caprichoso na Ilha Tupinambarana, o evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho.

“É um desafio fazer essa transmissão. A Globo é a segunda maior emissora do planeta e ela poderia estar cobrindo qualquer outro festival, mas escolheu estar em Parintins. Isso é importante para o estado, para a cidade, e nos coloca em outro patamar. Isso mostra a importância da Amazônia”, afirmou o governador Wilson Lima.

A festa folclórica, já consolidada no calendário cultural do Amazonas, ganhou destaque nacional recentemente com a participação da cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil 2024.

No Bumbódromo, uma arena especialmente projetada para o evento, as duas agremiações apresentam-se anualmente no último fim de semana de junho. Os bois desenvolvem temas e contam lendas dos povos originários em grandiosas alegorias, acompanhados pelas tradicionais toadas, que compõem a trilha sonora do espetáculo e retratam a cultura amazônica.

A transmissão abrangerá todas as plataformas da emissora, incluindo TV, rádio e internet. A assinatura do contrato que oficializou a transmissão ocorreu na sede do Governo do Amazonas, em Manaus, na tarde de quinta-feira (2), com a presença dos presidentes dos dois bois, Rossy Amoedo (Caprichoso) e Fred Góes (Garantido), além do CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior.

Phelippe Daou Júnior destacou: “Toda essa construção não seria possível sem o aval do governador Wilson Lima. Quero agradecer a confiança no trabalho da Rede Amazônica. Somos apaixonados pela nossa região e acreditamos que a transmissão do festival vai potencializar ainda mais a nossa Amazônia”.

Este ano, o Boi Caprichoso traz o tema “Cultura – O triunfo do povo”, enquanto o Boi Garantido aposta em “Segredos do Coração”. Para se prepararem para o grande espetáculo, os bois realizam ensaios nos fins de semana, reunindo brincantes tanto em Manaus quanto em Parintins, em uma espécie de “esquenta” para o tão esperado ato final.

Em fevereiro, a Rede Amazônica também transmitiu o Carnaboi, uma festa que funciona como uma prévia para o próximo festival folclórico e abre a temporada “bovina” no estado. O evento atraiu mais de 35 mil pessoas ao Studio 5, em Manaus, durante as duas noites de apresentação, e foi transmitido também pelo G1, alcançando espectadores em todo o Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

A TV A Crítica seguirá o trabalho de transmissão que já vem realizando, com a apresentação ao vivo dos bumbás na TV aberta, em plataforma de streamings, além da cobertura da festa nos demais veículos do grupo de comunicação, como emissora de rádio, internet e jornal impresso

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus realiza mais uma obra de reforma de feira no bairro São Jorge
Próximo artigoSilas diz que o Republicanos só falará de apoio a candidaturas em julho e que hoje nenhum pré-candidato conta com o apoio do partido