
Um homem identificado como Nickolas de Souza de Mattos, 18 anos, foi preso nesta quarta-feira (10/12) suspeito de usar plataformas de jogos on-line com o objetivo de cooptar vítimas para seu esquema de extorsão. Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão em um endereço do alvo no bairro da Palmeirinha, em São Gonçalo (RJ).
Segundo as investigações, uma vítima de Curitiba (PR) registrou um boletim de ocorrência alegando que, durante jogos on-line, foi induzida por um outro jogador a baixar um programa de suposto jogo em sua máquina.
Após instalar o arquivo no dispositivo, o criminoso conseguiu obter acesso ao computador da vítima e todos os dados contidos na máquina. Além disso, o suspeito teria exigido dinheiro para não divulgar dados sigilosos ou praticar outras ações graves com o acesso criminoso.
A Polícia Civil verificou que uma das vítimas realizou transferências via Pix e remessas de cripto ativos, atendendo a exigência por grave ameaça. O prejuízo é estimado em R$ 10 mil.
Após investigação técnica da especializada, houve pedido judicial por parte do Nuciber para decretação da prisão temporária do investigado, além de busca e apreensão de equipamentos eletrônicos e documentos vinculados à ação, e também bloqueio de contas bancárias.
A prisão
O cumprimento dos mandados foi realizado nesta quarta (10), em ação conjunta da DRCI, Nuciber-PR, DAS e 7º BPM, inclusive com uso de veículo blindado.
O investigado foi preso, interrogado e encaminhado ao sistema penitenciário fluminense.
Além disso, houve bloqueio de mais de R$ 30 mil em contas bancárias e de cripto ativos, além da apreensão de nove aparelhos celulares, cartões bancários, computadores e farta documentação.
A operação, batizada de “Brincando com Fogo”, foi deflagrada por policiais civis da Divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em conjunto com a Polícia Civil do Paraná, por meio do Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nuciber), além da Divisão Antissequestro (DAS) e do apoio do 7º Batalhão de Polícia Militar.
Com informações de Metrópoles.










