Governador Wilson Lima e o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira

O governador Wilson Lima assinou nesta segunda-feira, 05, o termo de adesão do Amazonas ao Pacto pela Governança da Água e lançou edital para projetos geradores de crédito de carbono em Unidades de Conservação (UCs) estaduais.

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador anunciou, também, o novo Plano de Prevenção ao Desmatamento e às Queimadas, que prevê um conjunto de ações integradas para o biênio de 2023 a 2025, em solenidade na sede do governo.

O novo pacote de medidas anunciado por Wilson Lima amplia investimentos nas UCs, reforçar a gestão ambiental, de recursos hídricos e a área de saneamento básico no estado, além de reduzir os índices de desmatamento e queimadas no Amazonas.

Com o pacto, o Estado assume o compromisso de regulamentar os serviços de saneamento básico, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, além de implementar as políticas de segurança de barragens, através da Defesa Civil do Amazonas.

A meta é, ainda, fortalecer o planejamento e acompanhamento de ações desenvolvidas por meio de parceria do Estado com a ANA. Atualmente, a Agência realiza, junto à Sema, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua) e o Programa de consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão).

Artigo anteriorFlamengo vence Vasco por 4 a 1 no Maracanã e afunda rival carioca no Z-4 após atropelo
Próximo artigoGoverno do Amazonas reafirma reajuste de 8% na data base para os trabalhadores da educação