O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (11/12), a estação número 714 do programa Água Boa. A entrega foi para a comunidade Cristo Única Esperança, no Paraná do Cabaliana, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), beneficiando 400 pessoas que vivem na região. Com esta entrega, o município passa a contar com 21 estações, garantindo acesso à água limpa e segura para cerca de 100 famílias ribeirinhas.

Durante a entrega, o governador Wilson Lima reforçou o compromisso em levar dignidade, saúde e qualidade de vida às populações que ainda enfrentam dificuldades no acesso à água potável.

“Isso é importante porque traz qualidade de vida para as pessoas, evita que as crianças, grávidas e idosos adoeçam. Somente em Manacapuru nós já instalamos 21 microsistemas. E não importa se a água é captada do rio, do poço ou de uma cacimba, em 4 horas ela está própria para o consumo”, afirmou Wilson Lima.

Somente em Manacapuru, 12 unidades já foram instaladas e outras 9 foram entregues, ampliando o impacto do programa na saúde e na qualidade de vida dos ribeirinhos do município.

Para o morador da comundade, Josafá Gomes, a chegada do purificador representa uma mudança importante na rotina dos moradores, que agora terão acesso ao consumo de água purificada todos os dias.

“Vai ser de grande serventia para nós, aqui da comunidade, porque vai evitar muitas doenças. Estamos muito felizes, porque antes a gente precisava se deslocar ou usar água do rio, mas agora é só abrir a torneira”, destacou o morador Josafá Gomes.

Os agentes da Defesa Civil do Amazonas são responsáveis pela instalação dos purificadores e realizam, também, treinamentos com equipes municipais, garantindo o uso adequado e a manutenção contínua dos equipamentos.

Balanço

Até o momento, o Governo do Amazonas já distribuiu mais de 700 purificadores em 55 municípios, chegando a localidades onde o acesso à água tratada sempre foi um desafio para as famílias ribeirinhas, rurais e indígenas.

Essa expansão tem garantido mais saúde, segurança hídrica e dignidade para mais de 220 mil pessoas, que antes dependiam de água de rios, igarapés ou poços sem tratamento adequado.

Além das entregas realizadas, o Governo do Estado já programou a distribuição de mais 200 unidades, o que permitirá que o projeto alcance todos os 62 municípios do Amazonas. Com isso, o programa deve totalizar cerca de 900 purificadores instalados.

Artigo anteriorCBF publica regulamento do fair play financeiro no futebol brasileiro
Próximo artigoLula diz que avalia veto sobre dosimetria: “Bolsonaro tem que pagar”